
Shopping Vale do Aço recebe exposição inédita “Vale Além do Aço” com obras de artistas regionais
Mostra coletiva destaca o artesanato autoral e promove oficinas e vivências culturais; exposição fica aberta ao público até dia 28 de setembro.
O Shopping Vale do Aço inaugurou, na noite dessa terça-feira (26), a exposição inédita “Vale Além do Aço”, idealizada pelo grupo Artesania. A mostra coletiva, que estará aberta à visitação do público na loja 135, no primeiro piso próximo à portaria 1, destaca o trabalho de artistas e artesãos da região, com foco no fazer manual, na memória afetiva e na identidade cultural do território.
A coletânea artística reúne obras que exaltam o artesanato autoral e os saberes tradicionais. Com curadoria sensível, a programação vai além da vitrine: haverá oficinas, bate-papos e vivências culturais ao longo do período da mostra, que segue até o dia 28 de setembro.
De acordo com um dos idealizadores, o presidente do grupo Artesania, Herique Assis, a proposta da mostra é provocar o olhar sobre o que é feito na região, com alma, com afeto e com raízes. “O Vale do Aço não é só indústria — é também território de criação. Essa exposição é uma homenagem a quem transforma matéria em memória e cultura em pertencimento”, afirma Herique.
Segundo a gerente-geral do Shopping Vale do Aço, Elenice Nascimento, o empreendimento busca fomentar e apoiar ações que valorizem a cultura, a arte e os talentos da região. “Receber a mostra ‘O Vale Além do Aço’ em nosso espaço reforça o papel do shopping como um centro de convivência, onde experiências culturais e sociais se encontram com a comunidade, destacando a produção artesanal e artística local”, destaca Elenice.
Artistas que compõem a exposição ‘Vale Além do Aço’
Bárbara Vanuza – com a coleção de roupas Uma Linha para Contar Histórias;
Dora Teodoro – com bordados afetivos;
Rogério Terra e Henrique Júnior – com esculturas e ilustrações da fauna local;
Maria Cloenes – com as Bonecas Enchente;
Rita Bordone – com peças de estamparia artesanal.
Também participam os artistas: Charlon, Isa Klein, José Rosário, Belinha, Lelena Silva, Hérique Assis e representantes do Projeto Indaiá, de Antônio Dias.
Serviço: Exposição “Vale Além do Aço”
Local: Shopping Vale do Aço – Loja 135 (1° piso, próximo a portaria 1)
Data: 26/08 a 28/09
Entrada gratuita
Mais informações via redes sociais do grupo @artesania.decultura






