Pular para o conteúdo principal

LUZEZ DE NATAL ILUMINAM IPATINGA COM PROGRAMAÇÃO REPLETA DE ARTE

Por Sem Comentários5 min de leitura

Projeto Seminaluz 15ª Edição promove iluminação de pontos turísticos de Ipatinga com apresentações culturais, a partir do próximo dia 30

 

É Natal e as luzes já começam a iluminar Ipatinga. O projeto “Seminaluz 15ª edição – Arte e Luz” volta a levar atividades artísticas e a iluminação natalina para pontos turísticos e culturais da cidade. Neste ano, a beleza das luzes poderá ser vista nos seguintes pontos: rotatória do bairro Cidade Nobre, em frente ao prédio da Prefeitura de Ipatinga; as fachadas do Centro de Memória Usiminas, do Teatro Zélia Olguin e do Centro Cultural Usiminas; e o Parque Ipanema.

Mais de 100 mil lâmpadas serão usadas para iluminar os locais. O primeiro ponto a ser iluminado é a rotatória do bairro Cidade Nobre, nesta quarta (30/11), a partir das 20h. A iniciativa é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela Cia. Hibridus de Dança, com apoio do Instituto Usiminas, Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Eventos. O projeto integra a programação especial de comemoração pelos 60 anos de operações da Usiminas e a agenda de eventos da prefeitura com o tema “Ipatinga, Cidade Luz”.  

A programação de inauguração das Luzes de Natal vai apresentar cantatas gratuitas, em eventos abertos à comunidade, a partir do dia 3 de dezembro (sábado). Neste dia, a fachada do Centro de Memória receberá a iluminação com apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais. No dia 4/12 (domingo), vai ter cantata com o Coral Amanhecer em Cristo, na fachada do Teatro Zélia Olguin. O Centro Cultural Usiminas terá cantata com a Orquestra de Câmara Vale do Aço e Coral da Fundação São Francisco Xavier, no dia 7/12 (quarta-feira). Todos os eventos serão às 20h.

Já o cartão postal de Ipatinga, o Parque Ipanema, recebe o acendimento das luzes de Natal, no dia 8/12 (quinta-feira), às 18h30 com cantata de Natal da Escola Municipal de Música TOM (Tenente Oswaldo Machado) e alunos de escolas municipal, além da tradicional chegada do Papai Noel. O parque segue movimentado com programação cultural no dia 9/12 (sexta-feira) com atrações locais e no dia 10/12 (sábado) com apresentação teatral e show com a Banda Atom, cover do Pink Floyd, de Belo Horizonte.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância do projeto para Ipatinga. “É uma alegria imensa contribuir para iluminar o Natal de tantas pessoas. Neste ano, em especial, propagamos com muita gratidão a força e a beleza dessa festa, como um belo agradecimento pelos 60 anos da Usiminas e pela possibilidade de sermos parte das comemorações natalinas de tantas famílias, selando a união”, afirma.  

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes falou sobre a programação: “As iluminações de Natal em pontos importantes e estratégicos da cidade, em especial o Parque Ipanema, nosso maior cartão postal, fomentam o turismo e a cultura, e o objetivo é que o ‘Ipatinga, Cidade Luz’ se torne uma tradição no município, e mais uma atração para as famílias confraternizarem”, frisa.

O PROJETO

         O projeto “Seminaluz 15ª edição – Arte e Luz” é um programa de fomento do ensino e criação de espaço de práticas das artes e técnicas de espetáculos que oferece a profissionais, estudantes e público em geral, dinâmicas de desenvolvimento, formação, experimentação técnica e artística, iluminação cênica e espetáculos. Com bolsas de estudo, a iniciativa disponibilizou ajuda de custo para iluminadores e técnicos de iluminação desenvolverem o projeto de iluminação dos espaços. O projeto Seminaluz 15ª edição – Arte e Luz é realizado pela Hibridus Dança em parceria com a Cênika Eventos e faz parte da comemoração dos vinte anos do grupo Hibridus.

A equipe do projeto é composta por: Diretor Artístico e Curador: Morrison Deolli; Coordenador de produção: Wenderson Godoi; Produtora: Priscila de Paula; Assistente de produção: Gabriella Sandy, Karoline Garajau e Ana Clara Nunes; Assistente Administrativa: Jany Francisca e Gabriella Sandy; Coordenador de Comunicação: Luciano Botelho; Orientador de Iluminação: Otaviano Mendes; Fotógrafo: Rodrigo Zeferino; Coordenador Técnico: Junio Henrique; Social Media: Malu Magalhães; Videomaker: Equipe um; Design Gráfico/Site: FIP Design.

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.