Pular para o conteúdo principal

TENDA LITERÁRIA REUNIU MAIS DE 3 MIL VISITANTES EM TIMÓTEO

Por Sem Comentários4 min de leitura

Incentivo ao hábito da leitura por meio de atividades educativas e contações de histórias voltadas para as crianças de 4 a 10 anos foi foco do festival itinerante

 

A Praça 1º de Maio em Timóteo, ou Praça do Coreto como é conhecida, ficou mais colorida, divertida e cheia de novos conhecimentos na última semana, entre os dias 17 e 19/11. Recebendo o evento pela primeira vez, um público de mais de 3 mil pessoas participou do festival no município, abrangendo 16 escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, além da comunidade. O projeto foi realizado com o patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Aperam Acesita, com a realização da Criativo Produções, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Timóteo.

 

Os mestres de cerimônia Ariela e Banha, personagens dos atores Mari Antonaci e Jefferson Rocha, respectivamente, receberam a criançada para atividades educativas gratuitas em tendas com jogos lúdicos, como a Kombixadrez e Instituto Ideias, e brincadeiras antigas com o Grupo Historiarte. Nesta edição, o Espaço de Leitura encantou o público com livros de autores regionais e, o projeto Descortinar, da Prefeitura de Timóteo, reuniu as crianças com atividades ricas em conhecimento e emoção.

 

A professora Sergiane Torres, da Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, no bairro Alegre, trouxe os alunos e comentou sobre a ação. “Está sendo muito importante também para nós, professores. No dia a dia as crianças não tem a experiência que estão tendo aqui. Isso faz com que eles aprendam a gostar ainda mais dos livros. A gente trabalha com incentivo a leitura, mas esse tema nunca é demais e essa vivência só veio para somar com nossas propostas”.

 

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, reforçou o compromisso da Fundação Aperam em apoiar iniciativas que possam ampliar o acesso à educação de qualidade na região do Vale do Aço. “Trazer o incentivo ao hábito da leitura para a comunidade por meio de ações e projetos como a Tenda Literária faz parte do compromisso da Fundação Aperam Acesita. A educação é um pilar para o desenvolvimento da sociedade e devemos estar sempre juntos nessa frente de atuação”, frisou.

 

Para o idealizador e produtor do evento, Bruno Minafra, “incentivar o amor pela leitura deve fazer parte da rotina dos pais e professores. O evento foi um sucesso e trouxe esse público junto com as crianças. Todos aprenderam juntos e foi lindo ver a participação dos pais e mães durante as atividades”, finalizou.

 

Na programação houve shows com Ariela e Dado, e Raquel Flora Manga, além dos artistas do Dama Espaço Cultura, Professora Kakau e Nena de Castro, que encantaram a todos. Desde 2016, o festival Tenda Literária já passou também pelas cidades de Santana do Paraíso, Peçanha, Antônio Dias, Açucena e Coronel Fabriciano.

 

Socialização

A dona de casa Melina Anício Almeida levou as duas filhas para a Tenda Literária e falou sobre a importância do projeto para as crianças da comunidade. “Estou achando sensacional essa oportunidade de resgatar a cultura, incentivar a leitura e a socialização entre as crianças. A população precisa mais disso aqui, e as crianças são as mais beneficiadas. Eu e minhas filhas ficamos encantadas”, finalizou.

 

Maísa Lemos Lopes, aluna da Escola Municipal Novo Tempo, participou das atividades e se apaixonou com os livros e jogos lúdicos presentes na Tenda Literária. “Eu acho muito interessante ter tudo isso aqui para a gente brincar e aprender. E eu gostei muito dos shows também, foi incrível participar de tudo”, disse a estudante.

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.