PERIMENOPAUSA: OS PRIMEIROS SINAIS.

Por 25/05/2026No Comments2 min de leitura
PERIMENOPAUSA: OS PRIMEIROS SINAIS.

A perimenopausa é a fase de transição que antecede a menopausa e pode começar silenciosamente anos antes da última menstruação.

Muitas mulheres acreditam que os sintomas surgem apenas após os 50 anos, mas as flutuações hormonais — especialmente nos níveis de estrogênio e progesterona — podem aparecer já a partir dos 35 ou 40 anos, impactando diversos sistemas do organismo.

Os primeiros sinais geralmente envolvem alterações no ciclo menstrual, como irregularidade, aumento ou redução do fluxo e mudanças no intervalo entre as menstruações. Além das manifestações ginecológicas, sintomas neuropsicológicos também são frequentes, incluindo irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, alterações do sono e oscilações de humor.

A queda hormonal interfere diretamente na regulação térmica, no metabolismo, na função cognitiva e na produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. O corpo também dá sinais: ondas de calor, diminuição da libido, ressecamento da pele, queda de cabelo e dificuldade para perder peso são queixas frequentes. Muitas vezes, a mulher acredita que está apenas sobrecarregada, sem perceber que os hormônios já estão passando por mudanças importantes, sendo este um processo natural do envelhecimento feminino.

A perimenopausa não deve ser vista como uma doença, mas como uma nova fase da saúde feminina. Ela exige atenção clínica e acompanhamento individualizado, especialmente porque seus sintomas podem impactar significativamente a qualidade de vida, o desempenho profissional e o bem-estar emocional.

Reconhecer precocemente os sinais da perimenopausa permite intervenções mais assertivas, promovendo saúde, equilíbrio hormonal e maior qualidade de vida para a mulher. Ou seja, reconhecer esses primeiros sinais é também um ato de autocuidado.

“Autoconhecimento é um ato de amor e cuidado”

 

Para outras matérias como essa, clique no link https://socialyte.com.br/categorias/noticia/saude-feminina/

Fique por dentro de tudo que acontece na nossa região. Clique Aqui e entre para nosso grupo exclusivo!

Compartilhe:
SHOPPING VALE DO AÇO REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA PRAÇA JUNINA

SHOPPING VALE DO AÇO REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA PRAÇA JUNINA

CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MÁRCIO CUNHA PASSA POR MODERNIZAÇÃO PARA AMPLIAR CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MÁRCIO CUNHA PASSA POR MODERNIZAÇÃO PARA AMPLIAR CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

USIMINAS AVANÇA NO PLANTIO DE MUDAS E REFORÇA CINTURÃO VERDE
USIMINAS AVANÇA NO PLANTIO DE MUDAS E REFORÇA CINTURÃO VERDE

USIMINAS AVANÇA NO PLANTIO DE MUDAS E REFORÇA CINTURÃO VERDE

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.