PROJETO TRANSITOLÂNDIA ENSINA REGRAS DE TRÂNSITO PARA CRIANÇAS E REFORÇA CAMPANHAS MAIO AMARELO

Por 15/05/2024No Comments3 min de leitura
Transitolandia em Timoteo

Estudantes de Timóteo, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu e Marliéria serão alcançados com a iniciativa que vai até a Semana Nacional de Trânsito, em setembro

 

O Projeto Transitolândia iniciou as atividades em Timóteo e vem reforçando as ações alusivas ao Maio Amarelo, sob o tema: “Paz no Trânsito começa por você”. As atividades serão realizadas até a Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Cerca de 2 mil estudantes de escolas públicas e particulares de Timóteo e municipais de Coronel Fabriciano, Jaguaraçu e Marliéria serão alcançados com a iniciativa.

Há 25 anos, o projeto Transitolândia atende estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental visando proporcionar a experiência dos motoristas, com aulas teóricas sobre as regras de trânsito e prática conduzindo uma bicicleta. A iniciativa é realizada a partir de uma parceria entre a Fundação Aperam Acesita, Rotary Club de Acesita, 85ª Cia. da Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeituras de Timóteo, Cel. Fabriciano, Jaguaraçu e Marliéria, Saritur e Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano.

“A parceria para o Projeto Transitolândia incentiva a conscientização das crianças como futuros condutores. Para a Fundação Aperam, envolver as escolas da região na participação do projeto contribui com a formação de cidadãos mais responsáveis, seja como pedestre, ciclista e condutor de um veículo. Além disso, a criança compartilha com a família as informações sobre a visita, o que também alerta todos em casa sobre as regras de trânsito”, frisou a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

Visita

Jean Fachinetti, cabo da Polícia Militar e instrutor do Projeto Transitolândia explica como é a participação dos estudantes na visita. “No auditório, eles aprendem a importância da faixa de pedestre e usar capacete de quando estão de bicicleta, e outras dicas importantes. Na pista, eles entendem como é a sinalização na prática, no dia a dia, no trânsito da cidade e a importância das regras de sinalização”, destacou.

O aluno do 4° ano da Escola Municipal Dom Lelis Lara, Yuri Moreira de Souza Alves, de 9 anos, conduziu corretamente a sua bicicleta pela pista da Transitolândia, sagrando-se vencedor da turma.“Foi muito divertido conhecer o trânsito de bicicleta. Ver as placas, o semáforo, tudo como se eu fosse motorista”, contou.

Segundo Ruglia Souza de Lima, professora do 4º ano da E. M. Dom Lelis Lara, a ludicidade é muito importante para o aprendizado dos alunos. “Trabalhamos em sala de aula uma cartilha que recebemos do projeto. E na visita, as informações são apresentadas pelo Cabo Jean colocando-os na situação. Depois eles vieram para a pista colocar em prática. O projeto mostra que eles precisam estar muito atentos às regras em todos os locais onde eles passam”, comentou a educadora.

 

 

Compartilhe:
INOVANDO  A EDUCAÇÃO POR MEIO DA PSICOPEDAGOGIA E DA INCLUSÃO.

INOVANDO  A EDUCAÇÃO POR MEIO DA PSICOPEDAGOGIA E DA INCLUSÃO.

Piscina do Mucury Praia Resort
MUCURY PRAIA RESORT, SEU PRÓXIMO DESTINO

MUCURY PRAIA RESORT, SEU PRÓXIMO DESTINO

ENCONTRO DE NEGÓCIOS DA EXPO USIPA TERÁ GRANDES POTÊNCIAS DO SETOR INDUSTRIAL COMO DEMANDANTES

ENCONTRO DE NEGÓCIOS DA EXPO USIPA TERÁ GRANDES POTÊNCIAS DO SETOR INDUSTRIAL COMO DEMANDANTES

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.