Entre os dias 8 e 11 de agosto, acontece em Itaúna o evento Cortejo da Cultura: reconstrução pela base. O evento reúne mais de cem representantes de grupos, coletivos e entidades culturais, além de mestres das culturas populares e tradicionais de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de formação e articulação entre esses diversos atores culturais, fortalecendo a Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
Ipatinga está representada com a participação de dois importantes Pontos de Cultura do Vale do Aço. São eles o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, representado por Wenderson Godoi e a Filó Incubadora Ponto de Cultura representada por Carlos Passos. Ambos já participaram do VII Fórum Estadual em Itabirito, em fevereiro de 2019, e do Fórum Independente em novembro de 2020; além do VIII Fórum Mineiro de Pontos de Cultura em 2022, que ocorreu de forma híbrida, on-line e presencial, em Belo Horizonte.
Além de discutir temas como sustentabilidade, inclusão e iniciativas afirmativas no setor cultural, de promover o acesso a mecanismos de apoio à cultura, O Cortejo da Cultura, também oferece uma programação variada, com apresentações culturais, artísticas e oficinas, visando fortalecer a colaboração e a troca de experiências entre os participantes. Esses momentos de reunião e discussões são fundamentais para conhecermos nossos pares, abrirmos novas portas e criarmos novas conexões.
Outro fator é ressaltar que a auto-organização da sociedade civil, em eventos como o Cortejo da Cultura, demonstra nossa capacidade de criar nossas próprias demandas, independente de qualquer tutela estatal.
Sobre a Rede Mineira de Pontos de Cultura
A Rede Mineira de Pontos de Cultura, em parceria com órgãos governamentais, tem promovido encontros desde 2007 para fortalecer a articulação e o protagonismo da sociedade civil no campo cultural. Esses fóruns, realizados em várias edições ao longo dos anos, reuniram representantes de Pontos de Cultura de todo o estado para discutir temas como a Lei Cultura Viva, a organização interna dos pontos e a sustentabilidade cultural. Destacam-se o I Fórum Estadual, que lançou as bases para a criação da Rede Estadual de Pontos de Cultura, e eventos subsequentes como o IV Fórum, que contou com mais de 150 representantes. Encontros independentes, como o realizado em Paracatu em 2015, e fóruns recentes em 2020 e 2022, têm continuado a fortalecer a rede, promovendo uma política cultural inclusiva e participativa em Minas Gerais.
O evento é gratuito e ocorrerá no Teatro Municipal de Itaúna. Para participar, é necessário se inscrever pelo link: https://bit.ly/inscricaocortejo.
Serviço
- Cortejo da Cultura: reconstrução pela base
- Data: 08 a 11 de agosto
- Local: Teatro Municipal de Itaúna – R. Antônio Corradi, 55, Cerqueira Lima, Itaúna
- Horário: 9h às 19h
- Entrada: Gratuita mediante inscrição prévia
Mais informações sobre a programação podem ser encontradas nos sites e redes sociais da OSC Vokuim e da Rede Mineira de Pontos de Cultura:
- vokuim.org.br/ Instagram: @vokuim
- pontosdeculturamg.org.br/ Instagram: @pontosdeculturaminasgerais