No próximo dia 24 de setembro, às 9h30, a Escola Municipal José Lagares de Lima, em Belo Oriente/MG, será palco de uma atividade especial e gratuita do Projeto Ananse, que é realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Rizoma Cultural, tendo como patrocinador máster o Instituto Cultural Vale. O evento reunirá convidados de destaque na arte de contar histórias e na preservação da memória e da cultura local.
O encontro contará com a participação de Edna Imaculada Inácio de Oliveira, atriz, pedagoga, e co-fundadora do Coletivo Roda das Pretas. Além de seu trabalho como contadora de histórias, Edna é professora e figura ativa no movimento cultural e educacional.
Outro convidado especial é José Fernandes de Souza, contador de histórias e membro da Associação Quilombola Esperança. Nascido e criado na comunidade quilombola Esperança, em Belo Oriente, José traz em suas narrativas a vivência de 78 anos dedicados à valorização da cultura quilombola.
A arte-educadora e escritora Maria do Carmo Silva Pires Martins, conhecida como Kakau, também estará presente. Graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, Kakau tem 25 anos de experiência como professora e já ocupou importantes cargos na educação de Timóteo. Além disso, é proprietária da empresa KAKAU’ART, voltada para o desenvolvimento de projetos culturais e educativos.
A mediação do encontro ficará a cargo de Sonaly Torres, produtora cultural, atriz, contadora de histórias e doutora em Performances Culturais. Sonaly é co-fundadora do Rizoma Cultural, projeto que trabalha com a promoção e difusão da cultura por meio da educação e das artes.
“O Projeto Ananse busca promover o intercâmbio cultural e educacional por meio da tradição oral e do fortalecimento das identidades culturais. O encontro será uma oportunidade para ouvir histórias que ecoam saberes ancestrais e experiências de vida, além de fomentar o diálogo entre as diferentes gerações e contextos culturais”, comenta Sonaly.
SERVIÇO
Encontro de Contadores de Histórias em Belo Oriente. Dia 24 de setembro, às 9h30, na Escola Municipal José Lagares de Britto, Belo Oriente/MG. Entrada gratuita.
Legenda
Sonaly: “O evento é uma ótima oportunidade para quem deseja se conectar com as tradições e histórias de Belo Oriente e das c
omunidades quilombolas da região”