Pular para o conteúdo principal

PROJETO AJUDOU TIMOTEO PROMOVE INTEGRAÇÃO E APRENDIZADO ATRAVÉS DE TORNEIOS DE JUDÕ

Por Sem Comentários3 min de leitura

O Projeto Ajudôu Timóteo, que oferece aulas gratuitas de judô para 600 crianças na cidade, está promovendo uma semana repleta de torneios amistosos em diversos núcleos de treinamento. O objetivo dessas atividades é fomentar a integração dos alunos e proporcionar à comunidade a oportunidade de conhecer o que as crianças têm aprendido nessa prática esportiva.

 

As atividades tiveram início na última segunda-feira e se estenderão ao longo de toda a semana, envolvendo crianças de diferentes núcleos. Confira a programação:

 

– Dia 2 (segunda-feira): Escola Municipal Joaquim Ferreira, bairro São José.

– Dias 2, 4 e 6 de outubro:  Escola Municipal Ana Moura, bairro Ana Moura.

– Dia 5 (quinta-feira): Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda, no bairro Macuco, e Escola Municipal Novo Tempo no bairro Novo Tempo.

– Dia 6 (sexta-feira): Escola Municipal Angelina Alves, bairro Bela Vista.

 

Para Júlio César Jaques, fundador e Diretor Executivo do Ajudôu, eventos como esses são cruciais no projeto. Ele destaca: “Estes torneios têm como principal objetivo promover a integração entre as turmas que treinam na escola para trocar experiências e ampliar o aprendizado. Isso tem um grande poder de motivação e evolução dentro da vida esportiva das crianças.”

 

Vivências esportivas como essa já se tornaram uma parte fundamental da rotina de muitas famílias em Timóteo. Maria Celecina, dona de casa, mãe de Thiago (11) e Lucas (12), participantes do projeto na Escola Municipal Joaquim Ferreira, observa com satisfação as mudanças em seus filhos. Além de aprenderem técnicas de judô, os meninos também absorvem valores importantes para a vida. “Antes do Ajudôu, meus meninos eram muito rebeldes, hoje eles estão mais disciplinados”, comenta a mãe com ar de satisfação.

 

A presença de pais como Maria Celecina para acompanhar as lutas de seus filhos não é uma exceção, mas sim uma regra. Vários eles estiveram presentes no pátio da Escola Joaquim Ferreira durante o torneio. Essa proximidade da comunidade com a escola é um ponto de destaque para o diretor Leonardo Silva de Carvalho, que enfatiza: “Os pais são parceiros em tudo o que a escola propõe, e com o judô não está sendo diferente. Muitos deles são responsáveis por trazer os filhos pequenos no contraturno escolar. E hoje, eles estão aqui em peso para prestigiar as lutas.”

 

As aulas do Projeto Ajudôu são oferecidas por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Timóteo, atendendo 600 alunos da rede municipal de ensino com aulas gratuitas de judô. Esta iniciativa não apenas promove o esporte, mas também reforça valores fundamentais como disciplina, respeito e integração comunitária, enriquecendo a vida das crianças e fortalecendo os laços entre famílias e escolas. O Projeto Ajudôu

Compartilhe: