Pular para o conteúdo principal

ONCOLOGIA DA UNIMED VALE DO AÇO COMPLETA 18 ANOS

Por Sem Comentários7 min de leitura
Com mais de três mil atendimentos ao ano, a oncologia do Hospital Metropolitano Vale do Aço, unidade de referência para beneficiários da Unimed Vale do Aço, celebra 18 anos de dedicação e excelência. Especializada em tratamentos quimioterápicos em Minas Gerais, sua jornada é marcada pelo compromisso com o bem-estar e a saúde dos pacientes, guiada por um modelo assistencial de destaque.
Com quase duas décadas, inúmeros pacientes oncológicos receberam cuidados, desde o diagnóstico até a reabilitação, com abordagens humanizadas e tratamentos personalizados, adaptados a cada caso. A reputação exemplar do centro médico é sustentada por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e especializada.
O dr. Thayles Morais, oncologista e cooperado da Unimed Vale do Aço, relembra a inauguração da unidade. “Em 2007 eu era acadêmico da faculdade de medicina, e 18 anos depois me encontro aqui na unidade como coordenador, função em que estou há três anos. A Oncologia da Unimed Vale do Aço vem crescendo cada vez mais em números, qualidade de atendimento e satisfação dos clientes, pacientes e familiares que que fazem o tratamento conosco. O tratamento oncológico vem evoluindo progressivamente nos últimos anos. A cada Congresso, a cada Simpósio, novas terapias, novos medicamentos, novas oportunidades de intervenções para os pacientes vão surgindo. A gente tem conseguido curar mais pessoas, tem conseguido melhorar os efeitos colaterais, a tolerância aos medicamentos e melhorar também a qualidade de vida dos que estão em tratamento. A oncologia é uma ciência em constante progresso e evolução e eu tenho certeza de que continuaremos aperfeiçoando-a nos próximos anos”, afirmou.
O médico também refletiu sobre os desafios em relação ao tratamento do câncer no país. “Gosto de dizer que são muitos brasis dentro de um só: existe uma grande discrepância entre o tratamento público e o tratamento privado. Isso nos entristece porque tentamos oferecer o melhor para todos, embora saibamos que a conta tem ficado alta. Cabe aos órgãos responsáveis – Governos, indústria farmacêutica – se sensibilizarem e começarem a definir as estratégias para o futuro, porque a gente não vai conseguir entregar tudo para todos. Essa conta não fecha nos Estados Unidos, não está fechando na Europa, não está fechando no Japão. O custo assistencial é cada vez mais alto, seja para o paciente, seja para as operadoras de planos de saúde. E eu sempre falo uma frase: uma vida não tem preço, mas ela tem um custo”, acrescentou.
Assistência de qualidade
A Oncologia do HMVA, estabelecida em 2006, proporciona tratamento de ponta para o câncer, contando com profissionais capacitados em renomados centros do país. Para assegurar um alto padrão de qualidade aos seus pacientes, implementamos rigorosos processos focados na segurança e em intervenções avançadas. Nosso tratamento segue padrões internacionais de excelência, equiparáveis aos principais serviços de oncologia globais.
“O paciente oncológico tem acesso a recursos de ponta. Seguimos as diretrizes da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, da Sociedade Americana de Oncologia e da Sociedade Europeia de Oncologia. Aqui o paciente conta com os principais tratamentos e não precisa de sair do Vale do Aço para ir a Belo Horizonte ou São Paulo, por exemplo, para receber o medicamento indicado a sua patologia”, explicou o médico oncologista.
O dr. Thayles Morais ainda reforçou o quanto o diagnóstico precoce é essencial para a evolução do tratamento e cura da neoplasia. “A gente não precisa ter medo do câncer. Na verdade, nós precisamos estar a um passo à frente da doença. Uma das medidas que cabem a nós é procurar ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, não fumar, tentar reduzir ao máximo o uso de bebidas alcoólicas, combater a obesidade e o sedentarismo, o estresse, ter qualidade de vida. Outra coisa é realizar os exames de rastreamento para diagnóstico precoce, que seria a mamografia e ultrassom para câncer de mama, o preventivo ginecológico para câncer de colo de útero, a colonoscopia, que hoje em dia é indicada a partir dos 45 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres, independente do histórico de câncer na família. Além de consultas periódicas a cada 6 meses ou uma vez por ano, tanto para homens quanto para mulheres, para investigar e ouvir se há algum sinal sugestivo de algum câncer. Para que seja detectado na sua forma precoce e que com isso, as chances de cura com o tratamento é se aproximem de 100%. O câncer não é uma sentença de morte, hoje em dia ele tem tratamento e as chances de cura são cada vez maiores”, concluiu.
Qualificação
Primeira unidade do Leste de Minas a contar com uma farmacêutica especialista em oncologia, a atual gerente, Marina Costa, foi a responsável por esse marco. Emocionada, ela lembra sua trajetória na unidade.
“Ingressei na equipe de oncologia da Unimed Vale do Aço 15 dias após sua inauguração. Eram poucos os farmacêuticos que atuavam na área e eu tive a oportunidade e o privilégio de ingressar na cooperativa e acompanhar todo o crescimento, desde o primeiro paciente. O sentimento de pertencimento é muito grande! Apesar do tempo de trabalho atuando na mesma área, eu renovo todos os dias a minha energia e sigo com o mesmo entusiasmo e brilho nos olhos daquela menina que, aos 24 anos e sem experiência, estava em busca de conhecimento e com muita vontade de fazer a diferença na vida das pessoas através do trabalho. Nessa trajetória, no ano de 2012, fui a 3ª farmacêutica de Minas Gerais e a 11ª do Brasil a conquistar o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO. Como descreveu a matéria divulgada no jornal da Unimed na época, um fato inédito na região, do qual eu muito me orgulho! O título é importante e necessário para atuação na área, pois qualifica o profissional, porém, mais importante que qualquer diploma ou certificado é a forma com que você trata as pessoas. E eu gosto de cuidar de gente! Gosto de servir e fazer o outro se sentir querido, amado, bem cuidado! Essa é a minha missão! Tantas experiências eu vivi até aqui, graças a Deus! Quantas pessoas incríveis e especiais eu conheci! Foi muita dedicação e muito aprendizado. Uma verdadeira lição de vida”, lembra emocionada.
Funcionamento
A unidade de oncologia, referência para pacientes Unimed Vale do Aço, está localizada na Rua Ipanema, 86, Centro, Coronel Fabriciano. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; e sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.