Projeto patrocinado pela Usiminas ensina tambor japonês e promove encontro com a comunidade
O Parque Ipanema em Ipatinga será palco da Mostra de Taiko com Treino Aberto, com o Grupo Kouryuu Daiko, no próximo sábado dia 24, das 14h às 17h, no Galpão 1. O Grupo Kouryuu Daiko é realização da ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga, e faz parte do projeto “Taiko – Vale do Aço”, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O evento é gratuito e o público poderá participar do Treino Aberto com os integrantes do projeto. Haverá a participação especial do Grupo Raiki Daiko, de Belo Horizonte, convidado para apresentar suas técnicas e emocionar a plateia com um show de Taiko.
“Convidamos a todos para assistirem e participarem desse momento de muita música e ensinamentos. O Taiko é uma arte milenar e quem conhece, se apaixona. Exige concentração e esforço e vale muito a pena praticar e se aprofundar nessa arte”, comentou Elizabethe Keiko, líder do grupo Kouryuu Daiko.
André Tanaka, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga, ressalta a importância do projeto. “A cultura japonesa faz parte da história de Ipatinga e da região. A criação do grupo teve como objetivo, preservar e divulgar uma parte dessa rica cultura, bem como promover a integração entre seus participantes, de modo que estes pudessem crescer como indivíduos, bem como um grupo forte e unido”.
As aulas do projeto são gratuitas, para todas as idades e acontecem na sede da Associação, aos sábados, de 14 às 17h. Para se inscrever basta comparecer ao local no horário da aula com seus documentos.
O que é taiko?
O taiko é um instrumento musical japonês que significa “tambor”. É um instrumento de percussão que pode ser tocado de várias formas, e que ao longo da sua história foi utilizado de diversas maneiras. O taiko pode ser tocado de forma a conectar o mundo interior do músico com o universo, através do corpo do percussionista e por meio do som. A prática também pode ser um grande exercício, conciliando preparo físico, ritmo e coordenação motora.