Pular para o conteúdo principal

INCENTIVO À LEITURA NA PRAÇA

Por Sem Comentários3 min de leitura

Projeto Tenda Literária retorna a Açucena com evento gratuito de incentivo à leitura na praça Edson de Miranda

O estudante Jandir Pereira Maia Neto está ansioso pelo retorno da edição do projeto Tenda Literária em Açucena. O evento gratuito e aberto para a comunidade é nesta sexta e sábado, 14 e 15 de junho, na Praça Edson de Miranda, no Centro. O projeto é viabilizado com o patrocínio cultural da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto Cenibra e da Prefeitura Municipal de Açucena por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Jandir tem 11 anos e estuda no sexto ano da Escola Estadual Antônio Alticiano. Ele participou da edição da Tenda Literária em Açucena em 2019, junto com seus amigos e, de lá até hoje, melhorou a sua leitura. “Durante o evento eu me diverti muito e aprendi a importância da leitura. Depois, em casa e na escola, eu comecei a ler mais, ter mais livros e incentivar meus amigos a lerem também”, comentou.

Ele quer ser jogador de futebol quando crescer, e acredita que sem estudo e leitura não terá oportunidades. “Aprendi que para ser um bom profissional no futuro, em qualquer área, temos que estudar muito. E a leitura ajuda a gente a entender melhor todas as coisas”, comentou. O projeto Tenda Literária visa ampliar o acesso à cultura a crianças de 6 a 10 anos de idade, além de incentivar o hábito da leitura e levar atividades de lazer. As atividades são abertas ao público e contarão com a participação dos alunos e professores da rede pública de ensino do município.

O gestor cultural da Criativo Produções, Bruno Minafra, destaca a importância do evento nas comunidades. “Ver a história do Jandir e o gosto dele pela leitura reforça o nosso compromisso de levar o acesso gratuito a atividades de incentivo literário e de lazer para as comunidades. Vamos transformando vidas através da leitura e as crianças construindo um futuro melhor nas suas localidades, beneficiando a todos”, disse.

Atividades na Praça

A Tenda Literária em Açucena na Praça Edson de Miranda, no Centro, tem início nesta sexta, dia 14, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h. No sábado, dia 15, tem atividades de 9h às 12h. O festival contará com os espetáculos didáticos “O Show da Ariela”, na sexta, e “Dado e Ariela em O Incrível Mar de Livros no sábado, com os artistas Mari Antonaci e Douglas Netto.

Haverá também o Cantinho da Leitura com Contação de Histórias com as autoras de livros infantis Nena de Castro e Nancy Nogueira, além do Grupo Historiarte. As crianças poderão se divertir com um tabuleiro gigante na Kombixadrez, com jogos lúdicos no Instituto Amarelo e brincadeiras com ABC LogevIDADE. E ainda haverá a participação de personagens especiais do projeto Tenda Literária.

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.