Curso de produção audiovisual, desde o roteiro até a finalização, tem início em agosto, aplicando conceitos do cinema e tv à produção e edição de vídeos para internet.
Estão abertas até o dia 02 de agosto as inscrições para o curso de audiovisual do projeto Da Ideia ao Filme. Com nível introdutório, o curso é composto por técnicas de roteiro simplificado, conceitos de câmera, enquadramentos, captação de som, direção de atores, atuação, edição de vídeo até formatos de finalização.
O projeto é realizado por Gustavo Lyra, utilizando recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundo Municipal de Cultura e Ministério da Cultura/Governo Federal.
De acordo com Gustavo Lyra, idealizador e professor do projeto, a proposta é de transpor a teoria e técnica do cinema para a realidade do jovem ipatinguense. “Vamos apresentar aos alunos equipamentos e técnicas profissionais. Todavia, por ser um curso introdutório, os participantes serão treinados para produzir e editar curtas metragens usando os próprios celulares, desenvolvendo habilidades fundamentais para progressão no mercado audiovisual”, destaca Gustavo.
Gustavo esclarece que o projeto foi construído num formato teórico-prático, com encontros semanais de exposição dos conteúdos bem como uma aula dedicada a exercícios de produção de vídeos curtos para aplicação e fixação dos conceitos aprendidos em sala de aula. Ao final, os alunos produzirão, em grupos, curtas metragens como trabalho final que serão exibidos em duas sessões públicas.
Os professores
O curso será ministrado em módulos. Na coordenação geral do processo participação do próprio Gustavo Lyra, bacharel em Comunicação Audiovisual pela UnB – Universidade de Brasília. Gustavo é fotógrafo, escritor e já trabalhou em todas as áreas do audiovisual. Especialista em história do cinema já ministrou cursos tanto em Ipatinga, como para turmas de outras localidades.
Complementando as aulas presença de um time de professores, especialmente convidados para compor o corpo docente do curso, como o Mestre Sávio Tarso, diretor-roteirista de audiovisual, TV e rádio, historiador, jornalista e escritor, Professor de Ciências Humanas e Comunicação Social, com Pós-Graduação em Comunicação, Sociedade e Mercado pela UNILESTE-MG. Sávio vai ministrar o primeiro módulo do curso: Era uma Vez no Oeste, que trata das definições teóricas sobre o que é cinema e audiovisual, bem como a história da sétima arte.
No segundo módulo, O Que Fazemos Nas Sombras, presença da atriz, produtora cultural e arte educadora Bárbara Pavione. Neste módulo serão abordados detalhes da pré-produção de um filme, desde o roteiro até o início das filmagens. Bárbara é Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Fundou em 2014 o Coletivo Aberto onde desenvolve um trabalho de pesquisa, criação e circulação na área das artes cênicas. Dentro da linguagem audiovisual, produziu e atuou nos filmes “A Quinta História” “3x Clarice” e “Remixshake”.
O terceiro módulo, Janela Indiscreta, apresenta noções de câmera, lentes, ângulos, enquadramentos e afins. Está a cargo de Cleverson Júlio, diretor de fotografia, diretor e produtor audiovisual. Cléverson começou na TV Cultura, trabalhou na Alterosa, já fez grandes campanhas nacionais como Bolsa Família, Luz para Todos, Pronaf, aposentadoria Rural. Participou do Ipatinga 50 anos e agora está produzindo seu próprio projeto, Ribeirão Ipanema.
No módulo O Iluminado, apresentação de noções de iluminação, marcação e composição de cena. Será ministrado pelo ator, diretor e palhaço Pedro Barroso que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e tem seu trabalho artístico ligado ao uso das máscaras populares como ferramenta de criação para o ator, com foco na máscara do palhaço e seu dinamismo. Atualmente é diretor da Cia Nós de Nariz e instrutor de artes cênicas da Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri de Ipatinga.
Léo Coessens vai ministrar o quinto módulo, Edward, Mãos de Tesoura, que vai falar sobre edição. Artista multidisciplinar é integrante do Coletivo Aberto onde desenvolve trabalhos que transitam entre as artes cênicas, o audiovisual, a fotografia e o design gráfico.
As inscrições para o curso Da Ideia ao Filme são gratuitas e vão até o dia 02 de agosto. As aulas se iniciam no dia 07 de agosto e serão ministradas na Escola Municipal de Artes Cênicas para uma turma de 25 alunos, com duração de aproximadamente dois meses, três vezes por semana. Por ser um curso introdutório, não é necessário nenhum conhecimento prévio de audiovisual. A idade mínima para participação é de 15 anos e as inscrições podem ser feitas com o preenchimento do formulário disponível em no instagram do projeto – https://www.instagram.com/daideiaaofilme/ . Melhores informações com Gustavo Lyra pelo WhatsApp (61) 99974-8585.
Serviço:
Da Ideia ao Filme
Curso de audiovisual
Inscrições até 02 de agosto 2024
Início das aulas: 07 de agosto 2024
Local: EMAC – Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri ( Rua Mariana, 119, centro, Ipatinga/MG)
Carga horária: 40 hs – Idade mínima: 15 anos
Formulário Disponível no instragram – https://www.instagram.com/daideiaaofilme/
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJQhnMAWNeleUMiZ6t9oKQ3_NxNIswLhqKFvv-Mt-33DhVcw/viewform