Pular para o conteúdo principal

CSFX COMPLETA 62 ANOS

Por Sem Comentários5 min de leitura

Neste dia 15 de junho, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) comemora 62 anos de história e serviços educacionais prestados à comunidade do Vale do Aço. Desde sua fundação em 1962, o CSFX tem se destacado como um pilar de conhecimento, adaptando-se às diversas realidades de ensino e colocando o estudante no centro da aprendizagem.

Primeira instituição no Brasil, no cenário educacional, a ser certificada pela Norma ISO, o compromisso do CSFX com a excelência se reflete em resultados notáveis.

As conquistas dos alunos da 3a série do ensino médio em processos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) comprovam a competência e o empenho constante de professores e equipe pedagógica que proporcionam uma educação de qualidade, focada no desenvolvimento integral dos alunos.

Em 2023, obteve 81% DE APROVAÇÃO NOS VESTIBULARES e os resultados alcançados pelos alunos no ENEM classificaram o CSFX em 1º LUGAR NO VALE DO AÇO entre as escolas de grande porte, 18º lugar no estado de Minas Gerais, se posicionando entre as 120 MELHORES ESCOLAS DO PAÍS.

Outro destaque foi a participação nas Olimpíadas do Conhecimento.  Em 2023, os alunos do CSFX conquistaram 512 PREMIAÇÕES EM COMPETIÇÕES NACIONAIS. Uma das ações sociais desenvolvidas pela Fundação Educacional São Francisco Xavier ao longo de sua trajetória é a oferta de bolsas. Em 2023, foram concedidas 260 bolsas de estudos integrais para crianças e jovens socioeconomicamente carentes, na Educação Básica, em atendimento ao Programa de Bolsa Social/Filantropia.

Outra ação de inclusão é a oferta de bolsas para pessoas com deficiências. No total, 31 estudantes já foram beneficiados com as bolsas PcD. O educando com deficiência é inserido em turmas regulares de ensino, tendo acesso a espaços comuns de aprendizagem. Em 2023, foram177 alunos de PcD matriculados na Educação básica.

Como forma de contribuir na qualificação de jovens para o mercado de trabalho, a FESFX firmou parceria com o Governo de Minas Gerais, em 2021, credenciando o CSFX Técnico no programa Trilhas de Futuro. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) a proposta é ofertar cursos técnicos gratuitos, destinados aos alunos e egressos do ensino médio da rede estadual e de outras redes de ensino. Em 2023, a segunda edição do programa contemplou 252 alunos e a terceira edição beneficiou 208 estudantes, com formação técnica gratuita e ajuda de custo (R$ 20 por dia) para alimentação e transporte.

Seguindo ainda o compromisso de contribuir com a formação e adaptar ao contexto atual, em 2023, como resposta às demandas emergentes no Vale do Aço, região com intensa atividade industrial, o Centro de Capacitação Profissional do CSFX Técnico (CCP) teve importante papel na formação e no aprimoramento de profissionais de diversas áreas. O objetivo é ofertar treinamentos com o foco na segurança e na qualidade devida do trabalhador e, também, na qualificação e no aperfeiçoamento de pessoal, promovendo o desenvolvimento profissional de diversas empresas da região. Além de treinamentos customizados, ofertou o serviço de validação de ofício, processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual os participantes são certificados em competência técnica.

Ações pedagógicas, culturais e sociais também são destaques na Instituição e fazem parte da trajetória do Colégio que vem sendo construída com a participação conjunta de professores, alunos, pessoal técnico-administrativo, diretores, FSFX, FESFX, famílias e sociedade. “Temos muito orgulho do trabalho desempenhado por nossas equipes que reflete na educação e formação de cada um dos nossos alunos e do patamar que temos hoje. O compromisso de toda a equipe da Fundação Educacional é dar continuidade a essa caminhada, contribuindo com a região por meio da excelência educacional e escrevendo novos sonhos.” afirma a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége.

Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) – Responsável por gerir as unidades que promovem o ensino, a Fundação Educacional é composta pelo Colégio São Francisco Xavier (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e o CSFX Técnico.

Referência em educação na região é reconhecido por ser o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis Fundamental e Médio. Em 2023, o CSFX firmou parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli, a fim de agregar valor ao processo de ensino-aprendizagem e garantir conhecimento de qualidade, aprendizagem significativa e interação tecnológica.

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.