Estão abertas até o dia 02 de junho, inscrições na convocatória Cineclube LGBT+, lançada pelo Espaço Hibridus Ponto de Cultura.
Com o tema: Celebrando a Diversidade LGBT+ o Cineclube LGBT+ do Espaço Hibridus Ponto de Cultura, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do município de Ipatinga, selecionará 10 (dez) filmes que celebrem as diversas nuances da comunidade LGBT+. Este chamado é dirigido a cineastas LGBT+ do Vale do Aço e de todo o estado de Minas Gerais, convidando-os a compartilhar suas narrativas e perspectivas com um público diversificado e inclusivo.
Os filmes selecionados devem abordar temas relacionados à diversidade sexual e de gênero, explorando questões de identidade, aceitação, direitos LGBT+ e representatividade. Podem ser curtas-metragens, médias-metragens ou longa-metragens, desde que tenham uma duração mínima de 15 minutos. É essencial que esses filmes sejam produzidos por cineastas LGBT+ que residam no Vale do Aço e/ou no estado de Minas Gerais. Além disso, todos os filmes devem ter classificação livre, garantindo acesso a públicos de todas as idades.
Os 10 filmes selecionados pela curadoria do projeto receberão uma ajuda de custo no valor de R$500,00 (quinhentos reais) cada, visando apoiar os cineastas na divulgação de suas obras e na participação das sessões de exibição e debates promovidos pelo Cineclube LGBT+.
Para participar os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, que se encontra no site do grupo: www.hibridus.com.br, bem como ler os termos da convocatória. As inscrições se encerram no dia 2 de junho e o resultado será divulgado nas redes sociais do Hibridus Dança e informado por e-mail no dia 05 (cinco) de junho.
Novidade
Uma novidade para essa convocatória é seguindo a orientação de acessibilidade atitudinal dos editais da Lei Paulo Gustavo, a convocatória trabalhará com o Audioetal – uma tecnologia social para realização de editais simplificados, com inscrições por áudio. Como forma de combater as dificuldades encontradas por grupos e coletivos periféricos para acessarem recursos financeiros e outros benefícios de incentivo. O Audioetal permite que esses grupos, historicamente excluídos dos processos de seleção convencionais, participem por meio da oralidade, proporcionando uma ampla democratização do acesso. Desse modo, o Audioetal promove o fortalecimento social e a autonomia econômica das pessoas contempladas.
No Audioetal, as inscrições serão feitas por áudios através do WhatsApp (31) 98326-3921.
Dentre os requisitos para inscrição está que os filmes devem ser produzidos por cineastas LGBT+, residentes no Vale do Aço e de todo o estado de Minas Gerais. As demais informações se encontram na convocatória que pode ser acessada por completo no site do grupo.
Os filmes selecionados serão exibidos no Espaço Hibridus Ponto de Cultura e em outros espaços públicos e locais parceiros da cidade a serem definidos posteriormente.
Na ausência de inscrições suficientes para compor a programação, a curadoria do Hibridus Dança reserva-se no direito de indicar cineastas e títulos que não tenham se inscrito originalmente. Esta medida visa garantir a diversidade e a qualidade da programação, permitindo que artistas reconhecidos pela curadoria possam participar do Cineclube LGBT+.
Este é um evento que celebra a diversidade e promove a inclusão, unindo a comunidade em torno do reconhecimento e valorização das diferentes identidades e histórias LGBT+. Participe e faça parte dessa transformação cultural!
Apoio:
A Liberdade Mora em Minas + Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais + Governo de Minas Gerais + Lei Paulo Gustavo + Ministério da Cultura.
*Projeto Cultural realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e através do Fundo Municipal de Cultura.
Ficha Técnica:
Curadores: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho
Gestão e Produção Executiva: Cênika Produções
Social Media: Priscila de Paula