
Representantes das quatro organizações que integram o Comitê mineiro participam, de 25 a 27 de setembro, de encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura
O Comitê de Cultura de Minas Gerais participa, entre os dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo (SP), do Seminário Regional Sudeste do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Durante três dias, representantes dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais de Cultura dos estados da região participam de debates, trocas de experiências e discussões sobre as políticas públicas de cultura e sua relação com os diferentes territórios.
Minas Gerais estará representada pelas quatro organizações da sociedade civil que integram o Comitê de Cultura no estado: Hibridus Pontão de Cultura, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), Associação Carla Rosa (ACR) e Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). Participam da delegação mineira Wenderson Godoi e Luciano Botelho, pelo Hibridus; Will Nascimento, pelo CPCD; Raissa Rosa, pela ACR; e Ana Carolina Lopes, Joi Gonçalves, Mayra Marques e Clarice Flores, pela AIC.
Sediado em Ipatinga, no Vale do Aço, o Hibridus participa do encontro com o coordenador executivo-metodológico do Comitê de Cultura de MG, Wenderson Godoi, e o analista de Comunicação e Artes Luciano Botelho. A participação dos dois profissionais também leva para o seminário um pouco da experiência construída pelo Comitê no interior de Minas Gerais, especialmente nas ações de formação, mobilização e articulação com artistas, coletivos e agentes culturais.
A presença das quatro organizações mineiras permite colocar em contato diferentes atividades desenvolvidas no estado com iniciativas de outros territórios do Sudeste. A proposta é compartilhar práticas, conhecer outras formas de atuação e ampliar o diálogo sobre os desafios encontrados no trabalho de aproximação das políticas culturais com quem produz cultura nos territórios.
Território e participação social no centro dos debates
Realizado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o seminário começa nesta sexta-feira, 25, com a conferência “Tecendo Territórios: Cultura e Políticas Públicas no Sudeste”. A programação do primeiro dia inclui ainda uma Mesa de Participação Social com o CNPC/MinC, uma mesa-redonda sobre os Comitês de Cultura e os Agentes Territoriais de Cultura; e uma discussão sobre gênero, diversidade e combate ao racismo.
No sábado, 26, os participantes discutem metodologias de integração no território e se dividem em sessões organizadas em quatro eixos: territórios e cartografias sociais; participação social, direitos culturais e desenvolvimento comunitário e territorial; gestão, governança e avaliação das políticas públicas; e formação, extensão e inovação para as políticas públicas de cultura.
A programação também aborda a relação entre cultura e questões ambientais, com a roda de conversa “Cultura e crise climática: ouvir os territórios para encontrar os caminhos decoloniais do bem viver”.
No domingo, 27, último dia do encontro, serão realizados o Painel de Dados do Programa e a mesa-redonda “Cartografias Culturais com Coordenadores Regionais e Representantes dos Agentes”. O encerramento será seguido pela Feira Latino-Americana Kantuta.
Minas Gerais em diálogo com outros territórios
Para o Hibridus Pontão de Cultura, que integra a execução do Comitê de Cultura de Minas Gerais, estar presente no encontro também significa levar para esse debate a experiência construída a partir de Ipatinga e do Vale do Aço, onde as ações do Comitê têm aproximado artistas, coletivos, gestores e agentes culturais das políticas públicas de cultura.
O Seminário Regional Sudeste integra as ações do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura que busca ampliar a participação social e aproximar as políticas culturais dos diferentes territórios, grupos, coletivos e comunidades.
Serviço
Seminário Regional Sudeste do Programa Nacional dos Comitês de Cultura
Data: 25 a 27 de setembro de 2026
Local: Instituto Federal de São Paulo (IFSP) — São Paulo/SP
Representação de Minas Gerais: Hibridus Pontão de Cultura, CPCD, ACR e AIC.
Gostou do conteúdo? Para outras matérias como essa, acesse: https://socialyte.com.br/noticias/
Fique por dentro de tudo que acontece na nossa região. Clique Aqui e entre para nosso grupo exclusivo!





