Skip to main content

CINEMA ITINERANTE CELEBRA CULTURA NACIONAL EM BRAÚNAS

Por 13/12/2024No Comments3 min de leitura

No dia 13 de dezembro, a Praça Central de Braúnas se tornará palco para a celebração da sétima arte com o início da Estação Cinema, uma mostra itinerante de cinema nacional. O evento, que integra a programação da Lei Paulo Gustavo, é realizado por Alexandre Luna em parceria com a Prefeitura de Braúnas e o Ministério da Cultura, com o apoio do Governo Federal. A entrada é franca e a acessibilidade será garantida com a presença de intérpretes de Libras.

A programação tem início às 19h, com o lançamento do documentário Braúnas: Cultura e Memória, aprovado na LPG 01/2024. O filme promete oferecer um mergulho nas tradições e histórias locais, celebrando a riqueza cultural do município. A curadoria buscou diversificar nas seleções dos filmes as várias linguagens e gêneros os entres eles documentário, animação e ficção. O público poderá assistir a uma seleção de curtas-metragens aclamados, como Caçadores de Saci, de Sofia Federico. A Menina Espantalho, do diretor Cássio Pereira dos Santos, Aurora, Rua Que Queria Ser um Rio, dirigido por Radhi Meron, e o curta Quintal, de Mariana Netto, Disque Quilombola, dirigido por David Reeks, Gabriela Romeu e Renata Meirelles e Galinha ao Molho Pardo, direção de Feli Coelho.

O Estação Cinema é mais do que uma mostra de filmes, é uma oportunidade para refletir sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e incentivar o diálogo sobre temas relevantes para a região.

A iniciativa tem como objetivo a valorização e difusão de produções nacionais, promovendo o acesso à cultura em um formato inclusivo e democrático. Em caso de chuva, as exibições serão transferidas para a quadra da praça, garantindo a realização do evento em qualquer condição climática.

A Estação Cinema reafirma a importância de projetos culturais descentralizados, que aproximam a arte audiovisual de públicos diversos e fomentam o debate sobre identidade e memória por meio do cinema.

A Estação Cinema e o documentário Braúnas: Cultura e Memória Centenária é uma realização do produtor cultural Alexandre Luna. A coordenação e curadoria do projeto é de Alexandre Luna, produção executiva da Shirley Maclane Produções e produtor Gabriel Loures, projeto gráfico e assessoria de comunicação são assinados por Goretti Nunes. O vídeo documentário Braúnas: Cultura e Memória Centenária contou com a coordenação de Alexandre Luna, direção e roteiro de Nilmar Lage e Juca Madeira, da Lana Vídeo Produções na direção de fotografia.

“A Estação Cinema oferece uma experiência enriquecedora, promovendo o acesso ao cinema e fomentando a cultura de forma inclusiva em diversas cidades. Não perca a oportunidade de participar das sessões e conhecer mais sobre a cultura regional e o cinema nacional”, convida Alexandre Luna.

Compartilhe: