BIBLIOTECA CENTRAL DE IDÉIAS COMPLETA 21 ANOS COM ATRAÇÕES GRATUITAS

Por 17/04/2026No Comments4 min de leitura

Biblioteca Central de Ideias completa 21 anos com atrações gratuitas

Programação comemorativa patrocinada pela Usiminas, oferece contação de história e premiação de leitores

A Biblioteca Central de Ideias completa, neste mês, 21 anos de existência, em um trabalho voltado para a formação de uma comunidade leitora. Para celebrar a data, uma programação especial gratuita ocorre neste sábado (18/4), com contação de história, premiação e festa ao lado da comunidade. A iniciativa é realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.

A comemoração na Biblioteca começa às 15h, com a Contação de Histórias “Raízes Indígenas – A lenda do Guaraná e Boitatá”, conduzida por Flora Manga. Em seguida, terá a entrega de vales-livro para os maiores leitores do ano, e o esperado momento dos parabéns com bolo de aniversário. Os agendamentos para o evento devem ser feitos em: sympla.com.br/educativoinstitutousiminas.

Localizada no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a Biblioteca possui um acervo de 6 mil mil títulos, que é constantemente renovado. Atualmente as prateleiras receberam mais de 345 novas histórias que os sócios poderão conhecer, com destaque para 28 livros em braile, democratizando o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual. O espaço funciona de quinta a sábado, das 13h às 19h.

Estímulo à prática da leitura no Vale do Aço

Fundada em 2005, a Biblioteca já beneficiou cerca de 18 mil pessoas e soma 110 mil empréstimos de livros. A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância que a iniciativa tem na formação de uma comunidade leitora. “Nos orgulha muito pensar em quantas pessoas já se encantaram, aprenderam e se emocionaram por meio dos livros que temos em nosso acervo. Esse é o poder da leitura e da educação em nossas vidas. Esperamos continuar fazendo deste lugar um ponto de encontro e conhecimento para famílias e escolas”, ressalta.

De acordo com André Chaves, diretor de Relações Institucionais e Comunidades da Usiminas, ações que estimulam o hábito da leitura são fundamentais para o desenvolvimento das próximas gerações. “A Biblioteca Central de Ideias é mais uma iniciativa gratuita que reforça a presença da Usiminas na comunidade do Vale do Aço. Nós acreditamos na educação como um tema essencial na construção de uma sociedade mais igual e democrática em oportunidades”, explica.

Para se tornar sócio da Biblioteca Central de Ideias gratuitamente basta preencher uma ficha de inscrição no local ou solicitada pelo WhatsApp (31) 3824-3849.

Delivery de Livros

Para ampliar o alcance da comunidade leitora, o Instituto Usiminas oferece o serviço de Delivery de Livros, que quinzenalmente, aos sábados, realiza a entrega gratuita de livros na casa dos usuários das quatro cidades metropolitanas do Vale do Aço: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. O serviço já percorreu mais de 70 bairros, desde sua criação em 2021. Mais informações e atendimento via WhatsApp da Biblioteca Central de Ideias: (31) 3824-3849. Confira os títulos disponíveis de maneira online no site:  https://usiminas.phl.bib.br/

Compartilhe:
SUS COMPLETA 35 ANOS EM 2025 E HOSPITAL MÁRCIO CUNHA REFORÇA COMPROMISSO COM ATENDIMENTO DE QUALIDADE

SUS COMPLETA 35 ANOS EM 2025 E HOSPITAL MÁRCIO CUNHA REFORÇA COMPROMISSO COM ATENDIMENTO DE QUALIDADE

LE PETIT CIRQUE APRESENTA ESPETÁCULO ADAPTADO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS

LE PETIT CIRQUE APRESENTA ESPETÁCULO ADAPTADO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS

AGENDA CULTURAL TRAZ ESPETÁCULOS DE MÚSICA NO FIM DE SEMANA

AGENDA CULTURAL TRAZ ESPETÁCULOS DE MÚSICA NO FIM DE SEMANA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.