
Ser raiz não é atraso. É fundação.
O mundo das vendas mudou, e todo mundo sabe disso. Mas tem uma coisa que não mudou: quem sabe vender continua vendendo.
O vendedor raiz é aquele que começou de baixo, teve humildade para aprender com todos os integrantes da equipe, venceu muitos desafios, rodou muito chão, aprendeu a escutar o cliente, o observou e aplicou o que aprendeu. Não é alguém “parado no tempo”.
Ser raiz não é rejeitar o novo. É ter profundidade suficiente para não se perder com qualquer modismo ou dificuldade. Esse vendedor possui muita capacidade de absorver o que é novo e bom, sem perder a base.
Quando a tecnologia encontra a vivência
Imagine o seguinte cenário:
Você já sabe quando o cliente demonstra intenção de comprar nos primeiros minutos de conversa — e vende mesmo quando parece que não será possível.
Já sentiu no tom da voz do cliente um possível “sim” ou “não”.
Sabe quais soluções oferecer diante das informações e demandas que surgem durante uma conversa agradável e com atenção genuína.
Agora imagine juntar isso com:
- Um histórico de compras salvo numa planilha simples;
- Um catálogo no WhatsApp com promoções que chamam a atenção dele;
- Um post no Instagram mostrando o produto que você mesmo indicou, um cliente visitado, uma dica.
Isso não é virar “blogueirinho”.Isso é usara tecnologia para mostrar para mis clientes as soluções que você oferece.
Atualizar-se não é se desfazer da raiz. É adaptar e fortalecer para crescer e se firmar.
Sim, existem bons profissionais resistentes à mudança. Porém, poucos segmentos exigem reciclagem constante e prática como o de vendas. Por isso, mesmo com alguma resistência, os vendedores que se mantêm relevantes tendem a ser exemplos de resiliência e adaptação.
John Kotter, especialista em liderança e mudança organizacional, afirma que até mesmo os resistentes podem ser influenciados a mudar, se perceberem urgência e propósito claro. No entanto, nem todos os setores exigem essa pressão constante. Já nas vendas, a pressão por metas e resultados, criam esse ambiente naturalmente.
(Kotter, J. – Leading Change, 1996)
O vendedor raiz não tem medo do novo porque:
- Já vendeu fiado com caderneta;
- Já anotou pedido em papel carbono;
- Já anotou pedido e mandou por SMS;
- Já ligou para cliente de telefone público;
- Já procurou cliente na lista telefônica;
- Já viu o fax virar e-mail e agora vê o e-mail virar mensagem no WhatsApp enviadas por IA
- Já fez reuniões por chamada telefônica e hoje faz por vídeo chamadas;
- Já viu tudo isso caber em um celular e ser usado de forma ilimitada.
E continua vendendo, porque:
- Aprende rápido, porque sabe ouvir;
- Não se assusta com tecnologia porque já viu, aprendeu e usou inovações;
- Escolhe o que faz sentido, porque tem o filtro da experiência;
- Continua humano, mesmo usando IA, CRM, chat, números, técnicas e tudo o que é necessário — mas sem o vendedor, não há conexão com o cliente.
Conclusão
Se você é vendedor raiz, parabéns.
Você tem resiliência, não é superficial.
O fato de se aprofundar lhe proporcionou permanecer e crescer onde muita gente apenas passou.







