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COMO A BUSCA POR CLIENTES MUDOU AO LONGO DO TEMPO

Por 25/03/2025No Comments5 min de leitura
Antes da internet as empresas buscavam clientes de maneiras mais diretas e pessoais  com alcance limitado

 Antes da internet as empresas buscavam clientes de maneiras mais diretas e pessoais  com alcance limitado. Agora com as novas tecnologias, é possível encontrar e atrair clientes de maneiras muito mais variadas, rápidas e eficientes.

Quando lembro da época que comecei a trabalhar como vendedor, vejo quanto utilizar novas tecnologias como forma de ir mais longe e mais rápido me ajudaram e fizeram de mim um profissional capaz de atingir objetivos de forma mais eficiente com menos emprego de tempo e energia.

Na época em que comecei, no ritmo que trabalhava, mal dava para estudar. A busca por clientes era a lista telefônica, ligação e visita porta a porta faça chuva ou sol. Hoje, temos redes sociais, sites de busca, eventos e tudo ao alcance de qualquer um com curiosidade e vontade de fazer o resultado acontecer.

Como profissional, tenho mais de uma atividade e sou mais efetivo no que faço hoje do que antigamente e olha que as empresas que aprendi o oficio de vendedor, estavam à frente da maioria no quesito inovação mas, dificilmente conseguiria fazer o que faço atualmente e ainda ter tempo para conviver com minha família se não fosse pelas ferramentas disponíveis na internet. Sei que a experiência adquirida ajuda, também sei que a atitude de aprender coisas novas me permitiram avançar na profissão  vencendo desafios e enxergando oportunidades. Eu entendi que posso obter  muitas vantagens  usando o que deu certo no passado aliando às tecnologias e métodos inovadores atuais que estão ao meu alcance para agregar valor para meu cliente.

Atrair e conquistar clientes é um processo essencial para o sucesso de qualquer empresa. Desde a prospecção (que significa buscar novos clientes) até o pós-venda (que é o atendimento após a venda acontecer para entender como foi ou está sendo a experiência do cliente com a solução oferecida), existem muitas etapas importantes que ajudam a fazer com que as empresas se destaquem no mercado.

Uma das etapas do processo de vendas que considero mais importantes para os  profissionais e empresas, é o processo de busca de clientes conhecido como prospecção. É por meio dele que aumentamos a base de clientes que, comprando hoje ou futuramente, representarão  vendas e indicações. Além disso, a prospecção representa a oportunidade de conhecer o cliente, de aprender o que ele precisa realmente, posisbilita obter informações que ajudarão em planejamentos futuros, pois é junto ao cliente que conseguimos perceber o mercado se nossas estratégias estão corretas ou precisarão de ajuste. A prospecção,  pode ser também, o momento em que temos chance de chegar no cliente antes que ele procure o concorrente. 

Antes da internet as empresas buscavam clientes de maneiras mais diretas e pessoais  com alcance limitadoO cenário para Quem Vende para Empresas

Encontrando Novos Clientes (Prospecção)

Uma empresa que vende para outras empresas (B2B) pode usar redes sociais como o LinkedIn por exemplo, para encontrar as pessoas que tomam decisões dentro das empresas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Também pode participar de grupos e fóruns online onde profissionais discutem temas do seu mercado. Outra opção simples e fácil é pesquisar no Google, empresas que atuam na mesma área de seus clientes ideais, lá existem informações que vão além de telefone e endereço.
Depois de encontrar essas empresas,  pode-se  entrar em contato enviando uma mensagem personalizada, explicando de forma clara como seu produto ou serviço pode ajudar a resolver problemas ou melhorar os resultados do cliente. Por meio das informações de sites e redes sociais conseguimos definir o público alvo desta ação.

O cenário para Quem Vende ao Consumidor Final

Encontrando Novos Clientes (Prospecção)

Uma loja de roupas pode usar anúncios no Facebook para mostrar seus produtos para pessoas que têm interesse em moda e que moram perto da loja. Por exemplo, pode segmentar os anúncios para mulheres entre 25 e 35 anos que já seguiram páginas relacionadas à moda. Assim, os anúncios chegam diretamente a um público mais propenso a comprar.

Conclusão

Tanto para quem vende para empresas quanto para quem vende para consumidores finais, é importante saber como encontrar clientes, como ouvir e entender suas necessidades e como mostrar o valor do produto de maneira convincente. Usar estratégias como redes sociais, perguntas certeiras e bons argumentos pode fazer toda a diferença no sucesso das vendas porém, pouco adiantam se na prática a equipe não estiver comprometida com o encantamento do cliente.

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