VITA SOLUÇÕES EM SAÚDE OCUPACIONAL COMPLETA 20 ANOS DE HISTÓRIA

Por 02/01/2026No Comments6 min de leitura
VITA e1767390239911

Vita chega aos 20 anos como referência em saúde e segurança do trabalho no Brasil

No dia 2 de janeiro, a Vita Soluções em Saúde Ocupacional completa 20 anos de história, celebrando uma trajetória marcada por crescimento sólido, credibilidade e um compromisso permanente com a promoção da saúde, da segurança e da qualidade de vida dos trabalhadores. Unidade de negócio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), a Vita chega a este marco com atuação consolidada e presença nacional, sendo referência no segmento de Saúde e Segurança do Trabalho.

A história da Vita teve início em 2006, dentro da área da Usiminas Ipatinga, com a implantação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) coletivo. Naquele momento, a atuação era voltada para atender empresas terceirizadas que operavam na planta da Usiminas, assegurando padrões elevados de qualidade e excelência. “A Vita Soluções em Saúde Ocupacional surgiu inicialmente com a prestação de serviços de Saúde e Segurança para as empresas terceirizadas na Usiminas Ipatinga, assegurando qualidade e excelência. Posteriormente, fomos ampliando nossa presença no mercado, destacando-nos na região do Vale do Aço e expandindo a atuação para o Grupo Usiminas e outras empresas do mercado nacional”, explica o gerente de Unidades de Negócios da FSFX, Gustavo Pontes.

Ao longo dessas duas décadas, a Vita viveu um processo consistente de expansão, tanto territorial quanto operacional. Atualmente, a unidade é responsável pelo cuidado de cerca de 130 mil vidas, com atuação nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, reforçando seu papel estratégico no cenário nacional da saúde ocupacional.

O aniversário de 20 anos também é marcado por conquistas recentes que simbolizam essa fase de crescimento. Em 2025, a Vita ampliou sua carteira de clientes com contratos relevantes em diferentes regiões do país. “Em fevereiro, firmamos um contrato de Saúde Ocupacional com a Petrobras – Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, e um contrato de Assessoria Técnica em Segurança do Trabalho com a NetZero. Já em dezembro, celebramos outro contrato de Saúde Ocupacional com a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), em Araucária, no Paraná”, destaca Gustavo Pontes.

Ainda em 2025, a Vita foi responsável pela gestão da campanha de vacinação contra a gripe dos colaboradores da Usiminas, da FSFX e de seus dependentes, com abrangência nacional. A ação resultou na imunização de mais de 10 mil pessoas, reforçando o compromisso da unidade com a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

A evolução da Vita ao longo dos anos está diretamente ligada à capacidade de adaptação às demandas do mercado e ao foco na excelência dos serviços prestados. “Desde a sua implantação, a unidade buscou consolidar sua atuação no segmento de saúde ocupacional e segurança do trabalho, atuando em grandes empresas, prestando serviços com qualidade e garantindo uma melhor gestão de saúde e segurança aos seus clientes”, afirma o gerente. Ele ressalta ainda a participação da Vita em congressos, simpósios e premiações relevantes, fortalecendo a atualização técnica e a visibilidade da marca no setor.

O impacto dessa atuação é percebido diretamente no dia a dia dos trabalhadores atendidos. “Os serviços prestados pela Vita impactam diretamente na saúde ocupacional, na segurança do trabalho e na qualidade de vida dos colaboradores, garantindo a prevenção de adoecimentos ocupacionais, a prevenção de acidentes e a melhoria da qualidade de vida, sempre em conformidade com a CLT e as Normas Regulamentadoras”, pontua Gustavo Pontes.

Com um portfólio robusto e personalizado, a Vita oferece soluções completas em Higiene Ocupacional, Saúde Ocupacional, Treinamentos em SST, Assessoria e Fiscalização em Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Atendimento Pré-Hospitalar, Promoção da Saúde, além de serviços em ergonomia e outras frentes essenciais para a gestão integrada de saúde e segurança.

Olhando para o futuro, a Vita mantém uma visão clara de crescimento sustentável e fortalecimento no mercado. “A unidade tem como objetivo o crescimento contínuo e a expansão da sua atuação, adquirindo novos clientes e fidelizando os atuais, sempre alinhada ao planejamento estratégico. Buscamos a melhoria contínua dos processos e da estrutura, mantendo a qualidade dos serviços e garantindo a satisfação dos clientes”, conclui.

Com essas duas décadas de atuação, a Vita Soluções em Saúde Ocupacional reafirma sua missão de cuidar de pessoas, prevenir riscos e contribuir para ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanos, consolidando-se como uma parceira estratégica das empresas em todo o Brasil.

Fundação São Francisco Xavier

A Fundação São Francisco Xavier é uma entidade filantrópica que atua desde 1969 e conta com cerca de 6.200 colaboradores. Atualmente, administra duas unidades hospitalares, sendo o Hospital Márcio Cunha com cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS, em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas com 100% dos atendimentos pelo SUS, em Itabira (MG).

As unidades hospitalares têm uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança. Além das unidades hospitalares, a Fundação é responsável por administrar a operadora de Planos de Saúde Usisaúde, que possui mais de 200 mil vidas, o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita, que soma mais de 160 mil vidas sob sua gestão.

Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 2 mil alunos, da educação infantil à formação técnica.

Compartilhe:
PAINÉIS DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR DE IPATINGA SÃO ATUALIZADOS

PAINÉIS DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR DE IPATINGA SÃO ATUALIZADOS

FOTOGRAFAR, DOCUMENTAR, DIZER COM IMAGENS

FOTOGRAFAR, DOCUMENTAR, DIZER COM IMAGENS

CTMAM CONCLUI PROJETO QUE APRESENTA ATRATIVOS TURÍSTICOS REGIONAIS

CTMAM CONCLUI PROJETO QUE APRESENTA ATRATIVOS TURÍSTICOS REGIONAIS

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.