Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA EDIÇÃO ACUENDA – MOSTRA DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS PAUTADA PELA DIVERSIDADE DE GÊNERO

Por Sem Comentários3 min de leitura

Se encerra no domingo, dia 16 de junho, as inscrições para a 3ª edição da mostra Acuenda – manifestações artísticas culturais pautada pela diversidade de gênero, realizada pelo Espaço Hibridus Ponto de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo de Ipatinga.

A terceira edição da mostra propõe a ocupação do Centro Comercial do Cariru com uma programação resultante deste processo curatorial e será executada no dia 29 de junho de 2024.

As categorias para inscrição são:

Mostra de Espetáculos Cenas Curtas Performáticos LGBTQIA+: apresentações de espetáculos cenas curtas performáticos que abordem temáticas LGBTQIA+;

Oficina de Performance e Arte Queer: com foco na formação de artistas e na criação de trabalhos performáticos;

Exposição de Artes Visuais: Mostra de arte visual com obras relacionadas a temáticas LGBTQIA+, com roda de conversas com o público;

Sarau-resistência “Bixaria Literária”: Espaço para compartilhar trabalhos literários feitos por pessoas LGBTQIA+

Concurso Drag Queen: Realização de um torneio de performance drag com a seleção artistas da região.

Todas as categorias terão uma remuneração em dinheiro.

A 3ª Edição da  Acuenda deseja promover o encontro de artistas, ativistas, pesquisadores e agentes da cena cultural LGBT+ no interior mineiro. Possibilitando o acesso à comunidade LGBT+ o protagonismo na cena artística cultural no interior mineiro, estimulando a visibilidade, segurança e o respeito, além de possibilitar o acesso à comunidade à fruição de uma programação artístico cultural LGBT+ de qualidade, gratuita, no interior mineiro, com potencial transformador da sociedade, no intuito de desmistificar a cultura LGBT+ em um momento em que o país vive censura às artes e a cultura, em especial à LGBT+, promovendo a diversidade.

As inscrições estão sendo feitas através de link disponível no site do Hibridus Dança (www.hibridus.com.br), com o preenchimento do formulário online e anexado todos os documentos solicitados, bem como o texto completo da convocatória.

Novidade

Uma novidade para essa convocatória é seguindo a orientação de acessibilidade atitudinal dos editais da Lei Paulo Gustavo, a convocatória trabalhará com o  Audioetal – uma tecnologia social para realização de editais simplificados, com inscrições por áudio. Como forma de combater as dificuldades encontradas por grupos e coletivos periféricos para acessarem recursos financeiros e outros benefícios de incentivo. O Audioetal permite que esses grupos, historicamente excluídos dos processos de seleção convencionais, participem por meio da oralidade, proporcionando uma ampla democratização do acesso. Desse modo, o Audioetal promove o fortalecimento social e a autonomia econômica das pessoas contempladas. No Audioetal, as inscrições serão feitas por áudios de WhatsApp pelo (31) 98326-3921.

Ficha Técnica:

Curadores: Luciano Botelho e Wenderson Godoi

Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho

Gestão e Produção Executiva: Cênika Produções

Social Media: Priscila de Paula

Assistentes de Produção: Gabriella Sandy, Mariany Almeida, Jany Francisca e Christiane Juliana

Direção Técnica e Logística: Morrison Deolli

Design Gráfico: FiP Design

Compartilhe: