A Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura de Ipatinga realizará o festival Mercado Livre na Dança – 7ª Edição ao qual inicia com a apresentação do espetáculo ADEÓ do Grupo Hibridus, a obra é uma peça que celebra os vinte anos de existência do grupo e foi construída sobre os diversos chãos que compõem esta história.
A apresentação acontecerá no Centro Cultural Usiminas no dia 18/08/24 às 19 horas, a classificação etária é livre. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla a R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada). O ingresso solidário com desconto sobre o valor de inteira, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento.
ADEÓ
O título da peça ADEÓ faz referência a uma canção do álbum “Missa dos Quilombos” de Milton Nascimento “A de Ó” presente desde as apresentações do Grucon – Grupo de União e Consciência Negra, do qual os integrantes do grupo fizeram parte e onde se originou o que é hoje o Hibridus Dança. Daí a peça se torna uma homenagem ao compositor mineiro que, recentemente, completou 50 anos de carreira. Em iorubá, “A de ó” significa “voltaremos a nos encontrar”, Ade” quer dizer “coroa” e “Ó” significa “ela/ele”, podendo expressar “você voltará a usar sua coroa”, no sentido de voltar a ocupar uma posição de potência ou prestígio.
A criação é atravessada por referências mineiras como a obra “Missa dos Quilombos” de Milton Nascimento e produções de outros artistas mineiros, indagando: o que podemos escutar do chão? Como escutar o que sequer foi dito? Como escutar além e junto dos ruídos?
Com direção de Jorge Alencar e Neto Machado (Dimenti Produções Culturais, Salvador – BA) e codireção de Léo Coessens (Coletivo Aberto, Ipatinga – MG), a peça surgiu de uma provocação do crítico e jornalista Marcelo Castilho Avelar (in memoriam) em uma das edições do ENARTCi – festival realizado pelo Hibridus – ao propor que Dimenti e Hibridus, com suas diferentes poéticas, pudessem criar conjuntamente.
O evento, em sua 7ª edição, traz uma linha curatorial em busca de trabalhos artísticos composto por artistas da cena urbana, favelada ou periférica – “Dança Periférica” -, estes que são corpos políticos, não hegemônicos, dissidentes e plurais atuantes nos espaços artísticos, nas ruas e encruzilhadas das cidades de seu país de origem. Construíram os seus repertórios nas resistências do fazer, no relacionar e no aprendizado coletivo. Traduzem uma potência transformadora para a arte contemporânea.
Mercado Livre na Dança – 7ª Edição continua em setembro nos dias 21 e 22/09, no dia 21/09/24 no Espaço Hibridus com a apresentação do trabalho de dança “Minhas Viagens: Memórias Coreográficas da Marina Sarmiento da Argentina e no dia 22/09/24 no Parque Ipanema com a apresentação do trabalho de dança “Una cosa así” da Tamia Guayasamin do Equador, também neste mesmo dia será realizado uma roda de conversa com o tema “Arte e Periferia” com o diretor teatral Mati Lima de Ipatinga/MG. Todas as apresentações serão gratuitas e com classificação livre.
Outras informações pelo contato/Zap: +55 (31) 98892-0784 com Carlos Passos ou pelo e-mail: filoincubadoracultural@gmail.com
Ficha Artística – Espetáculo ADEÓ do Grupo Hibridus:
Criação e performance: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Direção: Jorge Alencar e Neto Machado
Codireção: Léo Coessens
Figurino: Vanuza Bárbara
Iluminação: Morrison Deolli
Design de som: Barulhista
Design gráfico: Léo Coessens
Gestão e Produção Executiva: Cênika Produções
Social Media: Priscila de Paula e Gabriela Teodoro
Assistentes de Produção: Gabriella Sandy e Karoline Garajau
Técnica e Logística: Morrison Deolli
Fotos: Tati Bispo e Rodrigo Zeferino
Registro audiovisual: Vídeo Plus
Preparação Corporal: Preta Lua (Dança afro)
Ficha Técnica do Mercado Livre na Dança:
Direção Artística: Carlos Passos
Produtora Cultural: Elizange Passos
Assistente de Produção: André Nicolau
Assessoria de Imprensa: Eliane Passos
Designer Gráfico: Ariel Bertola
Apoio: Iberescena (Fondo de Ayudas Para Las Artes Escênicas Iberoamericanas e Funarte (Fundação Nacional de Artes)