Pular para o conteúdo principal

JORNADA DA SAÚDE DOS COLABORADORES É TRABALHADA PELA UNIMED VALE DO AÇO NAS EMPRESAS

Por Sem Comentários4 min de leitura
Cuidar da saúde dos colaboradores garante não apenas a sustentabilidade da instituição, mas também a qualidade de vida dos funcionários e o índice de satisfação. Como forma de contribuir com os clientes pessoa jurídica e fomentar os cuidados com a saúde de seus empregados, a Unimed Vale do Aço tem oferecido palestras gratuitas. Realizadas pelo médico intensivista e plantonista, Dr. Alysson Silveira Campos, que também é autor dos livros “Vivendo bem e ativo até os 100 anos” e “Saúde e espiritualidade”, o cooperado trabalha a jornada da saúde dos colaboradores motivando o comportamento preventivo.
Uma das formas utilizadas pelo médico para trabalhar a temática com os colaboradores das empresas é mostrando a experiência na Unidade de Terapia Intensiva e no Pronto Socorro, em que estudos revelam que 90% dos casos tratados são de doenças evitáveis. “Grande parte dessas doenças não são evitadas porque a população ainda possui um baixo nível de consciência a respeito de riscos aos quais ela está exposta na rotina do dia a dia. Somente por volta dos 50 ou 60 anos, depois de muito trabalhar e pouco se cuidar, que em 3 a 4 anos, quando é acometido por uma doença, que as pessoas passam a se preocupar com a saúde. E muitas vezes essa doença física foi fruto de algum erro no ponto de vista social, em relacionamentos, estresse excessivo, conflitos. Soma-se o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e o sedentarismo, e o resultado são doenças que poderiam ter sido evitadas”, afirmou o Dr. Alysson Silveira.
O cooperado também aborda a questão do mau uso do Pronto Socorro e dos recursos do plano de saúde. “A medicina preventiva, quando feita de forma adequada, ou seja, com a prática de atividades físicas, alimentação saudável, saúde mental estável, a consulta planejada em consultório, a realização do check up com testes básicos como o de glicose, colesterol e até mesmo o ergométrico para ver se o coração está bem capacitado, por exemplo, são ações ligadas diretamente a jornada da saúde nas empresas. Colaboradores saudáveis têm menos passagem em pronto-socorro, menos exames de alta complexidade e menor período de internação”, acrescentou.
Cabe reforçar que uma equipe de trabalho saudável é mais produtiva, o que impacta positivamente na sustentabilidade da empresa. A médio e longo prazo, ações de saúde preventiva podem reduzir o índice de absenteísmo; melhorar o clima organizacional e aumentar o nível de produtividade dos colaboradores.
“No ponto de promover saúde, essas palestras contribuem para a redução do absenteísmo, diminuição dos acidentes de trabalho, redução do consumo de tabaco e álcool, estresse, disciplina, consciência, inclusive consciência de risco no trabalho. Acidentes de trabalho mata e manda pacientes para pronto-socorro também. A palestra é bem ampla, a abordagem atinge vários pontos, tocando em cada um desses aspectos relacionados a vida física, mental, social e espiritual. Já temos um feedback bacana das empresas que passamos, com a mudança de vida por parte dos colaboradores e o convite para retornarmos”, concluiu o médico.
As palestras médicas nas empresas são uma iniciativa do setor de Relacionamento Empresarial e estão alinhadas ao planejamento estratégico da instituição e ao 7° princípio do cooperativismo, do interesse pela comunidade. As empresas interessadas podem solicitar a ação pelo e-mail: empresarial@unimedvaledoaco.coop.br ou telefone: 2136.2291.
Compartilhe: