Evento patrocinado pela Cenibra promove incentivo à leitura com atividades gratuitas e espetáculos didáticos
A comunidade e escolas da rede pública de ensino de Ipaba receberão gratuitamente, nos próximos dias 20 e 21 de agosto, o Circuito de Festivais de Brincadeiras e Literatura Infantil. O projeto Tenda Literária é um festival de literatura itinerante com livros, contação de histórias e brincadeiras. O projeto é viabilizado com patrocínio da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio do Instituto Cenibra e Prefeitura Municipal de Ipaba, com a realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Realizadas no estacionamento do Estádio Manoel Carreiro, as atividades são abertas ao público e contarão com a participação dos alunos e professores da rede pública de ensino do município. Na terça (20), as atividades serão das 13h30 às 16h30 e na quarta (21), das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h. O festival visa ampliar o acesso à cultura a crianças, além de incentivar o hábito da leitura e levar atividades de lazer.
Talyne Godoy, Produtora Cultural da Criativo Produções, ressaltou a importância do evento para a comunidade. “Trazer para fora da sala de aula o incentivo à leitura é ajudar a construir novos leitores, incluindo os adultos. Os pais acompanham as crianças e também são beneficiados e aprendem brincando. Temos uma nova geração que precisa desse contato com o livro, com espetáculos e brincadeiras lúdicas, e a Tenda Literária traz esse momento para todos”.
Atividades literárias
Acessíveis e com interprete de Libras, o Festival Tenda Literária traz o espetáculo didático “O Show da Ariela”, com os artistas Mari Antonaci e Douglas Netto. O Cantinho da Leitura espera a criançada com muitos livros e a presença das autoras de livros infantis Nena de Castro e Nancy Nogueira. O Grupo Historiarte participa com atividades lúdicas e desenvolvimento de brinquedos pedagógicos.
Além de personagens especiais com a temática do evento, a Tenda Literária contará com a presença do Instituto Amarelo, que levará jogos pedagógicos e lúdicos, feitos a partir do reaproveitamento de madeira e que trabalham a cognição, a coordenação motora e envolvem muita criatividade. Dani Pinho, do Contarolar, participa com o Fuscoteca, uma biblioteca itinerante com livros e brincadeiras.