Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO USIMINAS PREMIA ALUNOS DE ESCOLA DE IPATINGA COM NOTEBOOKS

“Meu coração ardeu de felicidade quando ouvi meu nome”, descreveu Micaelly Augusto Barbosa, aluna do 4º ano da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, de Ipatinga, e uma das vencedoras do concurso Palavra Ilustrada. Ela e outras duas colegas foram premiadas com notebooks pelo Instituto Usiminas em uma das atividades de arte e educação realizadas pelo “Programa Escola Parceira”. Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa propôs um desafio de expressão artística e textual sobre impressões e experiências com o tema “Somos diferentes e é isso que colore o mundo”.  

Emanuelly Cordeiro Marques, outra aluna do 4º ano da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, propôs a frase “somos diferentes e iguais” e também foi premiada. O sentimento final é de alegria e gratidão. “Quase chorei quando recebi o notebook. Eu não tinha computador e agora vou poder estudar e fazer várias coisas. Estou muito feliz”, relata. Beatriz Santana da Silva, da Escola do Futuro, compartilha da sensação e deixa uma mensagem: “tem pessoas que tratam as outras de formas diferentes por elas não serem iguais a ela, mas todos merecem ser tratados igual. Tem que ter respeito”.  

A cerimônia de premiação marcou o encerramento da versão piloto do Programa Escola Parceira em Ipatinga, que beneficiou mais de 350 pessoas, entre estudantes e professores, ao longo de todo o segundo semestre deste ano. O evento levou ao público os espetáculos didáticos “Procurando Firme”, com o Coletivo Aberto de Teatro, e “A Árvore Generosa”, com DaMa Espaço Cultural.  

“Esse concurso é um fechamento especial, em linha com a proposta do Escola Parceira de ir ao encontro das escolas e apoiá-las em suas necessidades, e premia trabalhos muito ricos e impactantes. Construímos uma programação intensa de arte-educação, com temas e ações que as escolas nos demandaram. Estivemos dentro das instituições de ensino e o resultado foi lindo. Estamos muito felizes com todo o processo. Finalizamos com o coração cheio de gratidão e certos de que esse projeto fez a diferença na vida das escolas, dos estudantes e de todos os envolvidos”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.  

Escola Parceira    

O Programa Escola Parceira chegou à Escola Municipal Everson Magalhães Lage em agosto. Desde então, uma série de atividades foram realizadas pelo Instituto Usiminas a partir das demandas pedagógicas da instituição. Tudo isso levando em consideração a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.        

Além do concurso e apresentações artísticas com recursos que garantem a acessibilidade, os estudantes participaram de uma série de oficinas de arte-educação. 

    

 

 

 

 

O Programa Escola Parceira marca os 30 anos de atuação do Instituto Usiminas e os 20 anos da sua área de Ação Educativa, que, desde a sua fundação, promove formação permanente e gratuita para estudantes, professores, instituições e comunidade em geral, já tendo beneficiado, de forma direta, mais de 1,5 milhão de pessoas. Também, impulsiona ações em direção às escolas e aos jovens. 

 

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.