ESPAÇOS CULTURAIS USIMINAS REABREM COM OPÇÕES VARIADAS PARA AS FÉRIAS

Por 16/01/2026No Comments4 min de leitura
Exposicao Jorge dos Anjos Damille Barros Fotografia 8

Comunidade pode acessar biblioteca, exposição de arte, espetáculos e visitação ao Centro de Memória

 

Tudo pronto para dar início a temporada 2026 no Centro Cultural Usiminas e Centro de Memória Usiminas. A partir desta semana, os dois espaços culturais reabrem oferecendo para a comunidade lazer e entretenimento de qualidade. No Centro Cultural Usiminas o público pode conferir a exposição “Fundamento”, do artista mineiro Jorge dos Anjos, utilizar o serviço gratuito de empréstimo de livros da Biblioteca Central de Ideias e curtir a programação do Festival de Verão Vale do Aço.

Com uma montagem inédita, a exposição ‘Fundamento’ está em cartaz até 7 de fevereiro com mais de 40 obras entre pinturas, esculturas e instalações utilizando diferentes materiais, como aço, madeira, feltro e borracha. Nascido em Ouro Preto, o artista Jorge dos Anjos possui obras no Brasil e em países como Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, Angola e Moçambique.

A exposição começa no Jardim Externo, onde é possível ver três obras feitas de aço com média de duas toneladas cada e até três metros de altura. Na Galeria, peças de menores proporções, quadros, instalações e painéis de até 3 metros de altura mostram muitas possibilidades de transformação de materiais em arte como o aço Usiminas, presente em muitas obras. A visitação é gratuita sempre de terça a sábado, das 12h às 20h.

Centro de Memoria e1768586545889

Com um acervo de mais de 3 mil títulos, a Biblioteca Central de Ideias está aberta para oferecer o serviço de empréstimo gratuito de livros para a comunidade, além de espaço para leitura. Para se associar basta fazer o cadastro no local ou pelo WhatsApp: (31) 3824-3849. O espaço funciona dentro do Centro Cultural Usiminas, de terça a sábado, das 12h às 20h.

Depois de passar pelo período de manutenção técnica para iniciar mais um ano de eventos, o Teatro do Centro Cultural Usiminas está movimentado com as mais de 30 atrações do Festival de Verão 2026, realizado de 15 de janeiro a 22 de março. Os eventos contam com o Ingresso Solidário, que oferece a opção de pagar valor promocional mediante doação de 1 quilo de alimento. Os ingressos e a programação completa do Festival de Verão estão disponíveis no site sympla.com.br/institutousiminas.

Centro de Memória Usiminas

O Centro de Memória Usiminas é uma opção de passeio que oferece área verde ao ar livre, obras de arte, tecnologia, história e memória. Instalado no prédio histórico do antigo Grande Hotel Ipatinga, tombado como patrimônio cultural desde 2000, ele é dividido em três salas que oferecem viagem interativa pela história do Brasil, da industrialização e do Vale do Aço; obras de grandes nomes da arte brasileira como Tomie Ohtake, Amilcar de Castro e Franz Weissmann e ainda o terceiro ambiente que remonta a cenografia original que revive a memória do primeiro hotel da cidade. O espaço fica na Rua Antares, nº 950, bairro Castelo. A visitação gratuita é de quarta a sábado, das 10h às 18h.

 

 

Compartilhe:
ABERTURA DA FEIRAÇO MARCA A RETOMADA DE GRANDES EVENTOS DE EMPREENDEDORISMO NO VALE DO AÇO

ABERTURA DA FEIRAÇO MARCA A RETOMADA DE GRANDES EVENTOS DE EMPREENDEDORISMO NO VALE DO AÇO

SHOPPING VALE DO AÇO APOIA MAIO AMARELO COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

SHOPPING VALE DO AÇO APOIA MAIO AMARELO COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

SHOPPING VALE DO AÇO TERÁ CAMPANHA ''COMPRE E GANHE''

SHOPPING VALE DO AÇO TERÁ CAMPANHA ''COMPRE E GANHE''

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.