Pular para o conteúdo principal

ESPAÇO HIBRÍDUS PONTO DE CULTURAL HOSPEDA FÓRUM SETORIAL DE DANÇA

Por Sem Comentários4 min de leitura

No próximo dia 15 de abril, segunda-feira, às 18h, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura sediará o Fórum Setorial de Dança, um evento importante para a comunidade da dança em Ipatinga. Este fórum é uma oportunidade para a categoria da dança selecionar dois representantes para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC da cidade. Além de compor o conselho e participar das discussões de políticas públicas para dança, a escolha destes dois representantes é condição para que o município possa implementar a PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

 PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, e tem como objetivo fomentar a cultura em todos estados, municípios e Distrito Federal.   Com recursos previstos até 2027, a PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada. Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares. Fomento que será repassado a ações culturais por meio de editais para trabalhadoras (es) da área cultural, bem como pela execução dos recursos de maneira direta.

Ipatinga já recebeu o repasse no valor de R$1.578.628,53 (Um milhão, quinhentos e setenta e oito mil, seiscentos e vinte e oito reais e cinquenta e três centavos) para aplicação na LAB/PNAB. A prefeitura de Ipatinga terá que investir no mínimo 25% dos recursos para a implementação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)/Pontos de Cultura, um valor de R$394.657,13 (Trezentos e noventa e quatro mil e treze centavos). Daí a importância de se escolher dois representantes da área da dança, para comporem o Conselho e assim, ser possível a implementação da PNAB.

Não é só a dança que realizará fórum setorial. As demais áreas artísticas ja realizaram ou estão realizando seus fóruns e escolhendo seus representantes para compor o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC da cidade. A participação popular também é muito importante nestes fóruns. Segue programação dos fóruns das demais áreas:

08/04 – Audiovisual (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares – Rua Mariana, 119 – Centro)

09/04 – Grupos mantenedores de festas tradicionais/ entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes (Sede Museu Vivo – Rua Água Potável, 398 – Bairro Das Fontes)

10/04 – Música / produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares – Rua Mariana, 119 – Centro)

11/04 – Teatro e Circo (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares – Rua Mariana, 119 – Centro)

12/04 – Literatura (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares – Rua Mariana, 119 – Centro)

15/04 – Dança (Espaço Hibridus Ponto de Cultura – Avenida Vinte e Oito de Abril, 621 Sala 402 4º Andar – Centro)

Serviço

Fórum Setorial da Dança

Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura

Endereço: Av. 28 de Abril, n° 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, Ipatinga (Ao lado da igreja católica).

Data: 15 de abril (Segunda-feira)

Hora: 18h

Informações: 31 9 84700975

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.