No próximo dia 21 de dezembro, às 19h, o Espaço Hibridus Ponto de Cultural encerrará suas atividades de 2023 com o evento artístico cultural “Roda Cultural”, que será realizado no Campo do Itamaraty, no bairro Betânia. A celebração, gratuita e aberta ao público, contará com uma programação diversificada, destacando-se dança, música com viola caipira, cultura afro, hip hop, slam com poesia, além de delícias como carrinho de pipoca e algodão doce.
O evento é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, que destinou recursos através das emendas impositivas com a indicação dos vereadores Cecília Ferramenta, Cida Lima e Nivaldo Antônio. Essa parceria permitiu não apenas o “Roda Cultural” como também a realização de oficinas de dança afro ao longo de quatro meses, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora para a comunidade.
Durante esse período, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura realizou oficinas não apenas em seu Espaço, localizado no Centro de Ipatinga, mas também na Academia da Saúde no bairro Betânia, oferecendo aulas de dança afro, aulas de dança para a 3ª idade na Academia da Saúde no bairro Planalto e aulas de viola caipira no Instituto Yuri Luna no bairro Veneza II, além de rodas de samba com o Okolofé.
Ao longo do ano de 2023, o Hibridus teve uma atuação intensa na comunidade, impactando significativamente a vida cultural da região. Foram realizadas diversas atividades, dentre elas o ENARTCinho em Comemoração da Semana da Criança, o Bosque Festival e o Celebrart, eventos que contaram com uma participação massiva da comunidade, além da 17ª edição do Seminaluz com os acendimentos da iluminação natalina nos patrimônios culturais, contabilizando mais de 250 mil lâmpadas em sete pontos da cidade, podendo ser vista até janeiro de 2024 na Praça Primeiro de Maio, Rotatória do Cidade Nobre, Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto, Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin, Centro de Memória Usiminas e Parque Ipanema totalizando mais de 50.000 expectadores.
O Grupo também expandiu suas fronteiras, participando de uma residência artística em Salvador, Bahia, com o Grupo Dimenti, o que culminou no espetáculo “ADEÓ”. Esse novo trabalho foi apresentado em 03 sessões esgotadas no Teatro Zélia Olguin, com um público de 180 pessoas.
A interface online do projeto alcançou cerca de 30.000 visualizações ao longo do ano, proporcionando uma experiência cultural também para aqueles que acompanham virtualmente as atividades do Espaço Hibridus Ponto de Cultura nas redes sociais.
Destacamos ainda a participação ativa dos integrantes do grupo em eventos e conferências, como a Conferência Municipal de Cultura de Ipatinga (onde o integrante Wenderson Godoi foi eleito como delegado para a conferência estadual), a Conferência Estadual de Cultura em Belo Horizonte e o XVI Fórum Nacional de Dança em Brasília. Ainda em 2023, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura consolidou sua atuação como catalisador de projetos culturais, não apenas na sua região, mas estendendo sua influência para todo o Vale do Aço. Colaborando ativamente com dezenas de artistas, o Hibridus desempenhou um papel fundamental na elaboração de projetos para a Lei Paulo Gustavo – LPG, tanto em municípios locais quanto nos concorridos editais do Estado. O comprometimento e a qualidade das propostas apresentadas resultaram na aprovação da grande maioria delas nos municípios (ainda não temos o resultado do Estado), incluindo projetos do próprio Hibridus, como o “Cineclube LGBT+ no Espaço Hibridus Ponto de Cultura”, “Acuenda” e “Tombados em Movimento: Vídeodança e a Preservação do Patrimônio de Ipatinga”.
Essa conquista não apenas evidencia a competência do Hibridus na elaboração de projetos, mas também reforça seu compromisso em promover a diversidade cultural e a preservação do patrimônio através de iniciativas inovadoras e inclusivas.
O sucesso do Espaço Hibridus Ponto de Cultura em 2023 é fruto do empenho da equipe, do apoio das empresas parceiras Aperam e Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e do envolvimento ativo da comunidade local. O projeto continua firme em sua missão de promover a cultura e o desenvolvimento artístico na região, construindo pontes e fortalecendo laços culturais.
Ficha Técnica:
Professor de Viola: Hyuri Luna
Assistente do Professor de Viola: Álvaro Campos
Professor de dança: Luciano Botelho e Preta Lua
Coordenador de programação: Luciano Botelho
Coordenador do projeto e Assistente de Comunicação: Wenderson Godoi
Assistente Administrativo e Produtora Cultural: Jany Francisca e Christiane Juliana
Registro Audiovisual: Vídeo Plus e Hibridus Dança
Social Media: Priscila de Paula e Gabriela Teodoro
Assistentes de Produção: Gabriella Sandy e Isabel Souza
Impulsionamento de Internet: Joyce Botelho
Direção Técnica e Logística: Morrison Deolli
Técnicos: Alemilde Teodoro, Alex Gonçalves e Ighor de Paula
Design Gráfico: Gabriela Teodoro e Pedro Bastos – FiP Design
Produção Executiva: Cênika Produções
Para mais informações, entre em contato:
Espaço Hibridus Ponto de Cultura
(31) 98470-0975
@hibridusdanca