Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE CULTURAL DO VALE DO AÇO, WENDERSON GODOI, REPRESENTARÁ MINAS GERAIS NA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA EM BRASÍLIA

Por Sem Comentários3 min de leitura

Wenderson Godoi, artista da dança, curador, gestor e produtor cultural, integrante do Hibridus Dança, terá a honra mais uma vez de representar Minas Gerais como delegado na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorrerá de 4 a 8 de março de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O Vale do Aço terá uma presença significativa, com Godoi e João Michel sendo os únicos delegados da região nesta conferência. A delegação mineira contará com 45 representantes, sendo 40 eleitos na Conferência Estadual de Cultura realizada em Belo Horizonte em dezembro, 03 delegados natos do Conselho Nacional de Cultura representando o Sudeste (entre eles João Michel de Ipatinga) e outros 2 delegados natos do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, sendo  Wenderson Godoi pela sociedade civil e Maristela Rangel, Chefe de Gabinete e coordenadora da comitiva de MG, pelo poder público.

Wenderson Godoi, com uma trajetória marcada por sua atuação desde 1995 na região do Vale do Aço, é co-fundador do Grupo Hibridus Dança. Sua trajetória cultural inclui a presidência do Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga, participação em conferências estaduais e nacionais de cultura, e contribuições importantes para o Plano Municipal de Cultura de Ipatinga.

Além de seu trabalho no cenário político e cultural de Minas Gerais, Godoi tem se dedicado à promoção da diversidade, inclusão e empoderamento da comunidade negra e LGBT+. Atualmente, é integrante da Rede Mineira de Pontos de Cultura e membro do AVVA Coletivo de Artes Visuais do Vale do Aço.

A 4ª CNC, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, reunirá mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para discutir políticas públicas culturais. O evento é estratégico após a reconstrução do Ministério da Cultura e visa fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito.

Os seis eixos temáticos incluem questões fundamentais como Sistema Nacional de Cultura, Democratização do acesso à cultura, Identidade, Patrimônio e Memória, Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Wenderson Godoi, junto a outros representantes, contribuirá para as propostas que orientarão o novo Plano Nacional de Cultura para a próxima década. A CNC é realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Conselho Nacional de Política Cultural, co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), e conta com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Este é um momento crucial para a cultura brasileira, e a participação ativa de representantes como Wenderson Godoi destaca a importância da diversidade e da inclusão nos debates que moldarão o futuro cultural do país.

Serviço

4ª Conferência Nacional de Cultura

Data: 4 a 8 de março

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília

https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/4a-conferencia-nacional-de-cultura-sera-realizada-de-4-a-8-de-marco-confira-a-programacao

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.