Pular para o conteúdo principal

DAMA ESPAÇO CULTURAL APRESENTA ARARUNA

Por Sem Comentários4 min de leitura

Magia e encantamento na estreia da mais nova montagem do DaMa que é voltado para bebês de até 2 anos e 11 meses acompanhados de seus cuidadores.

 

Depois de cerca de 4 meses de atividades intensas voltadas para a primeiríssima infância, o DaMa Espaço Cultural estreia “Araruna”,  seu mais novo espetáculo, que vem numa sequência que o projeto “Processo de Formação e Montagem de Espetáculo – Teatro para Bebês” tem feito de apresentar a arte para os pequenos, construindo narrativas sensoriais utilizando como inspiração os elementos da natureza. A partir das 10h da manhã do dia 01 de outubro, bebês de até 2 anos e 11 meses, acompanhados de seus cuidadores vão conferir, no teatro do Centro Cultural Usiminas, a história de uma pequena arara azul que sonha em conhecer o mar.

O projeto é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Vem sendo realizado desde junho em Centros Municipais de Educação Infantil de Ipatinga, na sede do DaMa em Timóteo, no foyer do Centro Cultural Usiminas e Centro de Memória Usiminas por meio da circulação de atividades voltadas para a primeiríssima infância.

O mês de setembro foi marcado por três oficinas, realizadas em Ipatinga e Timóteo, que foram divididas em módulos de 17 horas cada. Histórias e Danças Circulares, Sons que Encantam e Teatro para Bebês receberam cuidadores, artistas, professores de educação infantil, estudantes e profissionais da saúde, teatro, dança, música, psicologia, educação física, pedagogia e demais interessados na área.

O espetáculo

Araruna é o resultado das trocas estabelecidas com educadores, estudantes, cuidadores e, é claro, bebês que marcaram presença nas palestras brincantes, oficinas e apresentações realizadas pelo projeto.

A ave nasce com desejo de conhecer o mar e numa viagem lúdica segue rumo ao seu sonho. Passa por vários desafios, enfrenta as intempéries da natureza, conhece novos biomas, vive grandes emoções até chegar ao oceano. Aquela imensidão azul a assusta,  mas no seu caminho encontra uma criança e juntas começam uma grande aventura, experimentando as sensações da água do vento, do sol e do ar.

O espetáculo vem integrar o repertório do DaMa que vem trabalhando já há algum com o Teatro para Bebês. Mari Antonacci, atriz e diretora do Espaço, destaca que o projeto promove um momento mágico de encontros. “Ao longo de cerca de 04 meses tivemos encontros lúdicos com os cuidadores e seus filhos, numa experiência única, transformadora e poética. E o resultado é um espetáculo lindo, que fala do aconchego, do ninho, da necessidade do voo e dos encontros do pássaro com o ar, a terra, água, o fogo e as histórias”, avalia a atriz.   

Araruna tem no elenco Daniela Alves, Mari Antonacci, Amanda Martins Carmo, Leila Cunha e Júnio Endrik, que também assina a direção musical. A dramaturgia é de Daniela Alves.

A entrada para o espetáculo é gratuita e pode ser agendada na Ação Educativa do Instituto Usiminas, pelo Whatzapp (31) 98437 3330.

 

Serviço:
Araruna
Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 10 h do dia 01 de outubro
Entrada Franca mediante agendamento (31) 98437 3330

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.