Depois de dois meses chegou a hora de conferir o resultado da oficina de audiovisual para jovens, assistindo ao trabalho final dos alunos nos curtas “Máquina Final”, “A Isca” e “As Ultimas Almas Vivas”, disponíveis no canal do projeto no YouTube
É hora de conferir o resultado da oficina de audiovisual para jovens, do projeto Da Ideia ao Filme, que teve início em agosto. Com nível introdutório a oficina foi ministrada ao longo de dois meses e os participantes receberam aulas com Sávio Tardo, Cléverson Júlio, Pedro Barroso, Leo Coesens e Gustavo Lyra, que abordaram as noções de técnicas de roteiro simplificado, conceitos de câmera, enquadramentos, captação de som, direção de atores, atuação, edição de vídeo até formatos de finalização.
Foram cinco módulos teóricos e, ao longo das produções, os alunos colocaram a mão na massa e tiveram experiência com todas as áreas do cinema como roteiro, produção, câmera, som, iluminação, direção de arte, direção de atores, figuração, cenografia, figurino, maquiagem, edição e efeitos visuais. Nas aulas práticas foram produzidos exercícios individuais e um trabalho final em que os alunos se dividiram em grupos, tendo como resultado três curtas metragens com equipe e elenco dos próprios participantes.
De acordo com Gustavo Lyra, idealizador e professor do projeto, foram mais de 50 curtas metragens produzidos como exercício pelos alunos ao longo do curso. “Estou muito orgulhoso do que foi produzido, os alunos estavam num nível de preparo e empenho muito acima do esperado, os trabalhos finais usaram como locação o Parque Ipanema, o Centro de Ipatinga, Câmara de Vereadores de Iapu e um sítio no Ipaba. Tinha até barco de pesca e barraca. Além de figurino, maquiagem, iluminação, os curtas destacaram-se pela edição dinâmica e efeitos visuais diversos para contar histórias fantásticas e intimistas”, avalia Gustavo.
Os Curtas
As obras produzidas como trabalho final da oficina foram exibidas na EMAC – Escola Municipal de Teatro Antônio Guarnieri, em duas sessões públicas com debate e participação dos diretores. Os roteiros originais, escritos pelos próprios alunos, trouxeram para a tela: Máquina Final, uma análise ácida da vida moderna tecnológica, com roteiro, direção, design de som, abertura e créditos de Nélia Mendes; produção de Maria Clara Gomes; fotografia de Amanda Vitória e Ana Júlia Bragança e edição de Amanda Vitória e Nélia Mendes, que também se revezaram no elenco.
As Ultimas Almas Vivas, apresenta uma viagem onírica e terrível em busca da amizade. Com roteiro e direção de Hilary Morais, contou com produção de Sâmara Suany, edição de Gabriel Victório, direção de fotografia de Everson Vaz e som de Valci Leite. No elenco Sâmara Suany e Gabriel Victório.
Um crime de vingança é o tema de A Isca, terceiro curta produzido na oficina. A equipe do filme se revezou em várias funções, como forma de experimentar o trabalho de cada uma, como pode ser observado a seguir: Matheus Rodrigues assina a direção, roteiro, produção, figurino, maquiagem, cinematografia e designer de som; Débora Gomes o roteiro, produção, edição e som direto; Vanessa Simões atuou na produção, direção de arte, figurino e maquiagem; Eberty Souza ficou com o som direto, cinematografia, figurino e maquiagem e Genilson Carlos no design de som, som direto, cinematografia, figurino e maquiagem.
Da Ideia ao Filme foi realizado por Gustavo Lyra que é formado em Comunicação Audiovisual pela UnB – Universidade de Brasília. Utilizou recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundo Municipal de Cultura e Ministério da Cultura/Governo Federal.
Os curtas estão disponíveis no canal do Youtube do projeto – https://www.youtube.com/@DaideiaaoFilme. Informações e contato com Gustavo Lyra ( 61) 99974 8585.