Comitê de Cultura em Minas Gerais promove curso gratuito de elaboração de projetos em Timóteo nos dias 14 e 16 de setembro
Atividade formativa é dirigida a agentes culturais e inclui discussão de casos e exercícios práticos; inscrições devem ser feitas por meio de formulário
Nos próximos dias 14 e 16 de Setembro, na cidade de Timóteo, o Comitê de Cultura em Minas Gerais, em parceria com o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, irá realizar um curso gratuito de elaboração de projetos culturais, no Auditório da Secretaria de Educação (Alameda 31 de Outubro, 405 Centro).
O curso, que será ministrado pelo produtor cultural João Michel, de Ipatinga, tem carga horária de 8 (oito) horas e é voltado para produtores culturais, gestores, artistas, profissionais de ONGs e pessoas interessadas em cultura e transformação social.
No dia 14, o curso acontece de 14h às 18h e no dia 16, de 18h às 22h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário: Inscrições para o Curso de Elaboração de Projetos Culturais com João Michel – Timóteo MG (google.com)
Ementa do Curso
O Curso de Elaboração de Projetos Culturais visa capacitar agentes culturais e profissionais na criação, planejamento e financiamento de projetos, com foco em leis de incentivo e captação de recursos.
A metodologia inclui aula expositiva, discussão de casos reais e exercícios práticos. Serão abordados temas como: definição e impacto dos projetos culturais; tipos de projetos; planejamento estratégico;definição de objetivos, metas, cronogramas e equipe; identificação do público-alvo; leis de incentivo (Lei Rouanet, estaduais, municipais); captação de recursos e parcerias privadas; prestação de contas e transparência; entre outros assuntos relacionados.
Sobre João Michel
Agente cultural, tem um trabalho voltado para a viabilização de projetos de natureza cultural, com foco na transformação social. Acredita que a cultura tem o poder de transformar pessoas e empresas e é por isto que aprofundou seus estudos usando do comparativo entre as mais diversas formas de financiamento da cultura dentro do Brasil e fora dele. Este estudo possibilitou uma minuciosidade de detalhes sobre os mais diversos meios de investimentos (sejam por renúncias fiscais, financiamentos diretos ou indiretos). Durante 4 anos (2009 a 2011), fez parte da Comissão Técnica de Análise de Projetos – CTAP da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. Também faz parte da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Ipatinga (MG) e é membro do CONSEC – Conselho Estadual de Política Cultura de Minas Gerais e do Conselho Nacional de Cultura.
Sobre o Comitê de Cultura em Minas Gerais
O Comitê de Cultura em Minas Gerais é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura (Minc). O programa visa a ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura.
Os Comitês de Cultura são redes estaduais de agentes, coletivos e instituições do campo da cultura. Em Minas Gerais, a articulação dessa rede é feita por quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs): AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs (Belo Horizonte), Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga). Para contribuir na democratização das políticas culturais, essas organizações são responsáveis por desenvolver atividades de mobilização, formação, apoio a projetos e parcerias e comunicação.
Sobre o Espaço Hibridus Ponto de Cultura
O Hibridus Dança, fundado em 2002 em Ipatinga, Minas Gerais, é um coletivo artístico que surge no bairro periférico Vila Celeste, estreitando laços com a cultura popular e a comunidade. Desde suas origens, o grupo tem se dedicado a enraizar a dança contemporânea no tecido cultural periférico, destacando-se por suas ações transformadoras que promovem a diversidade, fortalecem identidades culturais e fomentam a inclusão social.
Através de iniciativas como o ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga e o ENARTCinho – arte para as infâncias, ambos em sua 18ª edição, o Hibridus tem celebrado e revitalizado as tradições culturais locais, enquanto abre espaço para o diálogo entre diferentes gerações e realidades. A Acuenda – Manifestação Artística Cultural Pautada pela Diversidade de Gênero, em sua 3ª edição, reforça o compromisso do grupo com a diversidade e o respeito às identidades de gênero, além do Bosque Festival, Celebrart, – QCult, Espaço Hibridus Ponto de Cultura e o Seminaluz em parceria com a Cênika Eventos, entre outros.
Esses projetos não apenas proporcionam uma rica programação cultural, mas também desempenham um papel crucial na formação de uma consciência crítica e cidadã, incentivando a participação ativa na vida cultural e social. Ao manter viva a tradição das culturas locais e expandir seus horizontes para o cenário nacional e internacional, o Hibridus Dança se estabelece como um ponto de encontro vital entre arte, cidadania e cultura popular.
Serviço Curso de Elaboração de Projetos Culturais Realização: Espaço Hibridus Ponto de Cultura e Comitê de Cultura de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo e Cênika Eventos Local: Auditório da Secretaria de Educação – Alameda 31 de Outubro, 405 Centro – Timóteo Inscrições pelo link: https://bit.ly/cursoprojetosculturais-Timoteo
|
Assessoria de imprensa – para entrevistas e outras informações:
Luciano Botelho
(31) 98662-4207