Pular para o conteúdo principal

CONVOCATÓRIA MERCADO LIVRE NA DANÇA- 7ª EDIÇÃO

Por Sem Comentários6 min de leitura

A Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura de Ipatinga – Minas Gerais – Brasil realizará o festival Mercado Livre na Dança – 7ª Edição e está com inscrições abertas para recebimento de propostas no período de 05/07/24 a 20/07/2024 para compor sua programação com 03 propostas espetáculos de dança contemporânea e/ou artes performáticas oriundos dos países Brasil, Argentina e Equador com temáticas de arte e periferia.

O resultado será divulgado no dia 30/07/24 através do e-mail dos inscritos. As apresentações ocorrerão no período de 16/08 a 18/08/24 no Espaço Hibridus e Foyer do Centro Cultural Usiminas.

LINHA CURATORIAL DO MERCADO LIVRE NA DANÇA – 7ª EDIÇÃO:

O evento, em sua 7ª edição, traz uma linha curatorial em busca de trabalhos artísticos composto por artistas da cena urbana, favelada ou periférica – “Dança Periférica” -, estes que são corpos políticos, não hegemônicos, dissidentes e plurais atuantes nos espaços artísticos, nas ruas e encruzilhadas das cidades de seu país de origem. Construíram os seus repertórios nas resistências do fazer, no relacionar e no aprendizado coletivo. Traduzem uma potência transformadora para a arte contemporânea.

Ao longo dos oito dias de evento, o público poderá acompanhar e se relacionar com linguagens artísticas que despertam a apreciação e as reflexões sobre os espaços de arte, as relações com os territórios em suas diversas expansões e sobre como se posicionar profissionalmente num mundo pós pandêmico. A necessidade de ouvir os outros, que também são parte de nós, por coexistirem em um constante ciclo de resistência, se faz presente.

Misturando temporalidades e linguagens, evitando distopias e propondo alternativas utópicas, a programação buscará temas como as relações entre micro e macropolítica, a ancestralidade, a intergeracionalidade, as reinvenções do espaço, a interdisciplinaridade entre linguagens e conteúdos, o futurismo que revisita tecnologias ancestrais, a infância, as tecnologias, a expansão do mundo físico pela possibilidade do virtual e as pulsões vigorosas e expansões criativas nos campos da dança com outras linguagens artísticas.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DA CONVOCATÓRIA:

O Mercado Livre na Dança – 7ª Edição traz uma programação com previsão de realização do festival no período do dia 16/08/2024 a 18/08/2024, sendo:

I – Lançamento de uma convocatória aberta para selecionar 03 (três) espetáculos de dança contemporânea e/ou artes performáticas no formato de solos ou duos (no total de até 02 integrantes: incluso bailarinos, equipe técnica e produção), sendo selecionado 01 (um) espetáculo de cada um dos seguintes países: Argentina, Equador e Brasil:

I.I – As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas no período de 05/07/24 a 20/07/2024 por meio da inscrição da sua proposta de espetáculo via formulário online pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTD5B8S2diR_Gqjs1t_E4knoFa1yyzJ5_LgvTjelTvFLD57Q/ também divulgada e disponibilizada nas redes sociais da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura (https://www.instagram.com/filoincubadora/);

I.II – Os participantes deverão comprovar no ato da inscrição a atuação cultural e residentes em um dos países Brasil, Argentina e Equador com período mínimo de 3 anos;

I.III – O resultado dos espetáculos selecionados será divulgado no dia 30/07/2024 pelos e-mails dos inscritos e nas redes sociais da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura;

I.IV – Cada espetáculo selecionado receberá um cachê de R$3.000,00 (Três mil reais). Também será custeado as passagens terrestres e aéreas, hospedagem e alimentação de todos os participantes selecionados;

I.V – Os selecionados deverão ter total disponibilidade para participar em todos os dias da programação do evento.

II – Realização das apresentações dos espetáculos selecionados no festival Mercado Livre na Dança – 7ª Edição no período de 16/08 a 18/08/2024 às 19 horas, de forma gratuita, no Espaço Hibridus – Avenida 28 de Abril, 621 – Sala 402 4º andar, JG Shopping Center – Ipatinga/MG – Brasil:

II.I – Cada espetáculo selecionado realizará duas apresentações em dias diferentes, sendo:

  1. a)    Dias 16/08: Apresentações do espetáculo selecionado do Brasil;
  2. b)    Dias 17/08: Apresentações do espetáculo selecionado da Argentina;
  3. c)    Dias 18/08: Apresentações do espetáculo selecionado do Equador.

II.II – Haverá uma roda de conversa com os participantes junto ao público sempre após as apresentações dos espetáculos com a finalidade de dialogar sobre o processo de criação da obra apresentada.

III – No dia 18/08/2024 às 19 horas, será realizado uma palestra com a temática relacionada a “Arte Periférica” orientada pelo Diretor Artístico Mati Lima do Coletivo Ecoar Cultural de Ipatinga/MG. O encontro será realizado de forma gratuita e aberta ao público.

IV – No dia 25/08/2024, após o encerramento das apresentações, cada espetáculo será hospedado no canal da Youtube da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura (https://www.youtube.com/@filoincubadoracultural-pon4221) com acesso gratuito ao público e ampla divulgação das redes sociais e imprensa.

A seleção das propostas será feita por uma curadoria designada pela organização do evento.

O festival “Mercado Livre na Dança – 7ª Edição” irá priorizar na seleção artistas e sua equipe que sejam compostas de pessoas da forma representativa por mulheres, negras, indígenas, comunidades tradicionais, inclusive de terreiro e quilombolas, populações nômades e povos ciganos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos minorizados socialmente.

O evento irá custear o cachê de R$3.000,00 por cada espetáculo – transporte aéreo e interno, hospedagem e alimentação.

Outras informações pelo contato/Zap: +55 (31) 98892-0784 com Carlos Passos ou pelo e-mail: filoincubadoracultural@gmail.com

Ficha Técnica:

Direção Artística: Carlos Passos

Produtora Cultural: Elizange Passos

Assistente de Produção: André Nicolau

Assessoria de Imprensa: Eliane Passos

Designer Gráfico: Ariel Bertola

Apoio: Iberescena (Fondo de Ayudas Para Las Artes Escênicas Iberoamericanas e Funarte (Fundação Nacional de Artes)

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.