Pular para o conteúdo principal

BIBLIOTECA CENTRAL DE IDEIAS CELEBRA 18 ANOS

Por Sem Comentários3 min de leitura

Com patrocínio da Usiminas, o espaço conta com um acervo de mais de 7 mil exemplares e ganhará novas áreas de convivência e estudo  

    

Neste mês, a Biblioteca Central de Ideias completa 18 anos. Com um acervo de mais de 7 mil livros, o espaço oferece empréstimo gratuito de suas obras, beneficiando mais de 16 mil sócios. Ao todo, foram mais de 100 mil empréstimos concedidos pelo espaço. A Biblioteca é gerida pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

  

Com o objetivo de descentralizar o acesso ao acervo, a biblioteca realiza, desde 2020, o Delivery de Livros. À época, a iniciativa surgiu para seguir atendendo a demanda dos leitores em meio ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Desde então, gratuitamente, todas as terças-feiras o público do Vale do Aço pode reservar o livro e recebê-lo em casa. O serviço atende mais de 70 bairros das quatro cidades do Vale do Aço. Cerca de 4 mil pessoas já utilizaram o formato.   

   

Fundada em 2005, a Biblioteca Central de Ideias é uma iniciativa que reforça a atuação social da Usiminas pautada pela formação. Por meio do estímulo continuado à leitura, o espaço busca fortalecer iniciativas para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para todos.

 

A diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, ressalta a contribuição da Biblioteca para formação de uma comunidade leitora na região. “A Biblioteca materializa nosso trabalho de atuação social que remonta ao início das operações da Usiminas, há 60 anos, e nesses 30 anos de atividades do Instituto Usiminas. Esperamos que as famílias e escolas da comunidade sigam encontrando no espaço um lugar acolhedor para navegar em livros que despertam a curiosidade e mantêm viva a vontade de aprender”, ressalta.  

  

Para mais informações sobre a biblioteca, o contato deve ser feito pelos telefones: (31) 3824-3849 e (31) 98437-3330 (Whatsapp).  

  

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO  

  

As comemorações já estão a todo vapor, com uma programação especial e recheada de boas histórias. Para abrir a celebração, logo no primeiro dia do mês, o público do Vale do Aço foi brindado com uma apresentação do grupo Teatro Público, em “Café Encantado”. E nos dias 27 e 28, terá Oficina de Escrita, com Maré de Matos, no Ateliê da Ação Educativa, localizado no Centro Cultural Usiminas. No dia 28, o grupo Dama Espaço Cultural apresenta ao público o espetáculo “Fantasticamente Paulo”, às 19h, marcando a data de inauguração da Biblioteca.  

  

Neste mesmo dia, os cinco leitores mais assíduos serão premiados com vale livros. Com realização da Ação Educativa do Instituto Usiminas, as atrações são gratuitas. Ainda em comemoração à data, a Biblioteca ganhará “cara nova”, com um visual repaginado, novas áreas de convivência e estudo, e novidades no acervo. 

 

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.