Pular para o conteúdo principal

APRESENTAÇÕES MUSICAIS MARCAM OS 60 ANOS DA CORPORAÇÃO MUSICAL SANTA CECÍLIA

Por Sem Comentários6 min de leitura

Corporação Musical Santa Cecília completa seis décadas de história com uma série de shows especiais no Instituto Usiminas

Ipatinga – Em celebração às seis décadas de pioneirismo e dedicação à música, a Corporação Musical Santa Cecília (CMCS) realizará um evento especial no dia 11 de julho de 2024, às 20h30, no Teatro do Instituto Usiminas, em Ipatinga. O evento faz parte do projeto “Corporação Musical Santa Cecília – 60 Anos”, realizado por Rodolfo Bello e patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Para o idealizador do projeto, Rodolfo Bello, essa é uma oportunidade de prestigiar e valorizar um marco na história da música e da cultura da nossa região. “São 60 anos de atividades ininterruptas, fazendo história e construindo o futuro de muitos artistas da nossa região. É um momento de celebração e nada melhor do que comemorar com apresentações artísticas, levando cultura para a comunidade”, reiterou.

A abertura da programação será com o grupo de taiko Kouryuu Daico (Dragão de Aço) da Associação Nipo Brasileira de Ipatinga (ANBI) e na sequência, subirão ao palco convidados como o cantor e compositor Adê Araújo, a cantora e compositora Liz Eulália, a jovem cantora Petrina Palmieri com Dalton Palmieri, além dos shows da Brasil Tropical, que conta com a voz e o violão de Elizeu Gomes, além de músicos que atuam como professores da Escola de Música da Corporação Musical Santa Cecília (CMSC), dos Corais da CMSC e Fundação São Francisco Xavier (CFSFX), juntamente com a Orquestra de Câmara Vale do Aço (OCVA).

Elizeu Gomes, músico há 35 anos, teve a sua iniciação musical aos 12 anos de idade na Corporação Musical Santa Cecília, onde tocou na banda e aprendeu teoria musical, o que serviu de incentivo para a continuação da carreira na área. “Comecei muito cedo na corporação e não parei mais. Sou professor de violão e guitarra, meus três filhos também se inspiraram e são músicos. Trajetória passada de geração em geração”, relembrou.

A comemoração contará com a participação de professores, músicos e bandas convidadas, além dos corais da Corporação Musical Santa Cecília e da Fundação São Francisco Xavier, e da Orquestra de Câmara do Vale do Aço (OCVA). A apresentação será o ponto alto de uma série de atividades ao longo de 2024, em comemoração aos 60 anos da Corporação. Foram realizadas diversas apresentações musicais em associações sem fins lucrativos de Ipatinga e oficinas gratuitas na Escola de Música da CMSC nas modalidades de Canto Coral Infantil, Flauta Doce, Percussão e Violão. A manutenção do Coral CMSC para adolescentes e adultos também faz parte do projeto cultural “Corporação Musical Santa Cecília – 60 anos”.

Histórico da Corporação Musical Santa Cecília

Fundada em 28 de novembro de 1963, a Corporação foi a primeira entidade cultural registrada em Ipatinga e uma iniciativa fomentada pela Usiminas para promover o desenvolvimento artístico-cultural na região. Desde então, tem desempenhado um papel fundamental na formação musical, por meio da banda e escola de música, corais e produção de eventos voltados para o público da região do Vale do Aço. A banda, inclusive, participou da inauguração de diversos prédios públicos bem como da Ponte de Ferro em Ipatinga sobre o Rio Doce.

A CMSC é um Ponto de Cultura reconhecida pelo Ministério da Cultura e também como Utilidade Pública Federal (Decreto nº 91.108 de 12/03/85) e Municipal (Lei nº 009 de 07/03/66), além de estar cadastrada na Secretaria de Cultura de Minas Gerais (inscrição nº 427 de 25/05/81), no Instituto Nacional de Música FUNARTE e no Conselho Nacional de Serviço Social (Processo nº 23.002.002.453/84-3).

Principais Projetos

Entre os muitos projetos desenvolvidos pela CMSC, destacam-se: Cantata de Natal, Santa Cecília in Jazz, Oficinas e Mostra Música para Todos (Fundo Estadual de Cultura), concertos e recitais didáticos como Amor de Mãe, Sons do Sertão, Vozes da Primavera, Sons para Pais, Aniversário da CMSC, Receita de Mulher, entre outros. Também já realizou oficinas para o Programa de Educação Integral, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, e oficinas musicais pelo projeto Conexão Musical, através do Edital Doce da Fundação Renova, com produção do Recital de Natal na cidade do Naque.

Atualmente, a CMSC mantém 48 alunos em cursos diversos, 25 integrantes do coral para adolescentes e adultos, 15 integrantes do coral infantil, 10 alunos de violão, 12 alunos de flauta doce e 10 alunos de percussão, totalizando 120 crianças, jovens e adultos atendidos pela Corporação. Também realiza ações em parceria com entidades sociais e culturais como APROC, Grupo Teatral Boca de Cena, DaMa Espaço Cultural, ASAPAC, Se Toque, Lar da Divina Providência, PEMSE Ipatinga, ADEFI, escolas públicas, entre outras. A Corporação Musical Santa Cecília está localizada na Rua Minerais, nº 610, no bairro Iguaçu, em Ipatinga.

Serviço:

Evento: Corporação Musical Santa Cecília – 60 anos

Local: Instituto Usiminas

Data: 11/07/2024

Horário: 20h30

Classificação: Livre

Ingressos: Entrada franca mediante retirada de ingressos na sede da CMSC
Contato: (31) 98785-7970

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.