Uma breve análise dos 10 filmes indicados à categoria principal da cerimônia
A cerimônia do Oscar 2025 está marcada para 2 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos, com transmissão pela TNT e pela Max, a partir das 16h. O sinal da TV Globo também transmitirá ao vivo a cerimônia, dividindo espaço com os desfiles de carnaval, no g1 e no Gshow.
Em sua 97ª edição o Oscar ainda que controverso e não tendo mais a apreciação do público que tinha há alguns anos, persiste sendo a principal premiação artística do mundo abrindo portas para Diretores, Roteiristas e Artistas através de suas indicações e premiações.
Este ano será para nós brasileiros ainda mais especial devido à indicação de Ainda Estou Aqui em 3 categorias, o que nos dá a esperança não só de reparar um erro cometido em 1999, quando a atriz Fernanda Montenegro teve seu Oscar de “Melhor Atriz” (pelo filme Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles de Ainda Estou Aqui) ´surrupiado´ por Gwyneth Paltrow, estrela do insosso Shakespeare Apaixonado.
Para já nos prepararmos trago uma breve análise pessoal dos 10 filmes indicados na categoria de “Melhor Filme” deste ano. Ainda que não tenha assistido a todos, como cinéfilo que sou busquei reunir informações importantes para nos dar um panorama do que esperar.
A SUBSTÂNCIA (The Substance, 2024)
Dirigido pela roteirista e diretora francesa Coralie Fargeat, A Substância é um autêntico filme de horror, perturbador, cheio de sangue e com um tom que causou tanta polêmica quanto despertou elogios. Trata-se de um caso raro, pois o gênero de Terror dificilmente ganha esta notoriedade nas premiações, o que deixa a entender que pelo menos o Oscar de melhor atriz pode cair nas mãos de Demi Moore.
A trama do filme é bem única. Elizabeth Sparkle (Demi Moore) é uma atriz em fim de carreira. Sua emissora e mesmo seus fãs parecem estar em busca de uma “nova Elizabeth Sparkle”, e esta pressão pelo mais novo, mais jovem e mais bonito acaba a convencendo a usar uma droga do mercado negro, uma substância que replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma, aqui interpretada pela também ótima Margaret Qualley.
Uma crítica voraz à obsessão pela aparência e pelo status, o filme expõe de maneira brutal a ditadura da beleza, onde a juventude e a perfeição física são vistas como os únicos caminhos para a aceitação social e o sucesso. Considerado por mim um dos melhores filmes de 2024, este espetáculo de Body Horror (termo usado para um subgênero do horror que explora o corpo humano de forma perturbativa) apresenta uma das melhores (se não a melhor) atuação feminina do ano, a de Demi Moore.
Para o Oscar 2025, foi indicado a 5 premiações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem e Penteados.
Já disponível no catálogo da Prime Video e por aluguel na Apple TV, A Substância tem nota 7.3 no IMDB e 89% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
Premiações conquistadas até o momento:
- Festival de Cannes – Palma de Ouro por Melhor Roteiro
- Festival Internacional de Cinema de Toronto – People’s Choice Award, Midnight Madness
- Globo de Ouro – Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical (Demi Moore)
- Prêmios Satellite – Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical (Demi Moore)
- Prêmio Saturno – Melhor Atriz em um filme (Demi Moore)
- Critics’ Choice Awards – Melhor Atriz (Demi Moore), Melhor Roteiro Original (Coralie Fargeat) e Melhor Cabelo e Maquiagem
- BAFTA Awards – Melhor Maquiagem e Caracterização
AINDA ESTOU AQUI (I´m Still Here, 2024)
Pela primeira vez na história, um filme nacional é indicado ao Oscar na principal categoria da premiação, a de “Melhor Filme”, e ainda angaria indicações a “Melhor Filme Internacional” e a “Melhor atriz” para Fernanda Torres. Dirigido por Walter Salles e com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, por sua vez baseado na autobiografia homônima de 2015, escrita por Marcelo Rubens Paiva, o filme tem causado grande comoção pela sua força e pelas notórias atuações, em especial da protagonista.
Trata-se de uma produção muito sóbria, sem grandes arroubos emocionais na dramaturgia, mas com um imenso componente sentimental. O roteiro baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, conta sua história biográfica como um dos filhos de Rubens Beyrodt Paiva (Selton Mello), deputado federal pelo PTB entre 1963 e 1964, cassado durante a ditadura, exilado e, após retornar ao Brasil, preso e morto, em janeiro de 1971. Retratando os bastidores dramáticos dessa história descortinada, Ainda estou Aqui é um drama histórico que aborda o regime militar sob a ótica da família enlutada, representada acima de tudo pela mãe de Marcelo e esposa do deputado, Eunice Paiva. Ainda que a atriz Fernanda Torres se destaque como Eunice, todo o elenco tem interpretações dignas de aplausos.
Para o Oscar 2025, foi indicado a 3 premiações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.
Com nota 8.8 no IMDB e com 96% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, Ainda estou Aqui ainda está em cartaz nos cinemas, inclusive nas salas da Moviecom, em Ipatinga/MG.
Premiação conquistada até o momento:
- Globo de Ouro – Melhor Atriz em Filme – Drama (Fernanda Torres)
ANORA (2024)
Anora é um filme de comédia dramática estadunidense de 2024 escrito, dirigido e editado por Sean Baker, e estrelado por Mikey Madison no papel-título de uma jovem stripper uzbeque-americana de Brighton Beach, um enclave russo na cidade de Nova Iorque. A trama acompanha o romance conturbado de Anora com Ivan “Vanya” Zakharov (Mark Eydelshteyn), filho de um oligarca russo. Após se casarem durante um romance que vai além do desejo de Ivan de evitar sua deportação, o casamento de conto de fadas é ameaçado quando os pais dele viajam para Nova Iorque com a intenção de forçar uma anulação.
Com ótima atuação de Mikey Madison como a protagonista, o filme é uma alusão à história clássica da Cinderela com um apelo emocional e dramático que aborda imigração, família e tabus.
Para o Oscar 2025, foi indicado a 6 premiações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.
Já disponível no catálogo do Prime Video e por aluguel na Apple TV, Anora tem nota 7.7 no IMDB e 94% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
Premiações conquistadas até o momento:
- Festival de Cannes – Palma de Ouro (Sean Baker)
- Festival de Cinema de Savannah – Prêmio Breakthrough (Mikey Madison)
- BAFTA Awards – Melhor Atriz (Miley Madison) e Melhor Escolha de Elenco (Sean Baker e Samantha Quan)
CONCLAVE (2024)
O filme britânico-estadunidense de suspense e mistério, dirigido por Edward Berger e escrito por Peter Straughan, é baseado no romance homônimo de 2016, de Robert Harris. Na trama, o cardeal Thomas Lawrence (Ralph Fiennes) organiza um conclave para eleger o próximo papa e se vê investigando segredos e escândalos sobre vários candidatos. No elenco estrelado, temos Stanley Tucci, John Lithgow, Sergio Castellitto e Isabella Rossellini.
Trata-se de um belo thriller eclesiástico (!) sobre um procedimento arcano que serve de palco para Ralph Fiennes mostrar, mais uma vez, todo seu potencial dramático e para reiterar a maestria do diretor Edward Berger no controle de um longa. Um dos melhores filmes de 2025, sem sombra de dúvidas!
Para o Oscar 2025, foi indicado a 8 premiações: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Montagem.
Com nota 7.4 no IMDB e com 94% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, Conclave ainda está em cartaz em alguns cinemas brasileiros, mas já disponível para aluguel no catálogo do Prime Video.
Premiações conquistadas até o momento:
- Globo de Ouro – Melhor Roteiro (Peter Straughan)
- Critics’ Choice Awards – Melhor Elenco e Melhor Roteiro Adaptado (Peter Straughan)
- BAFTA Awards – Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição
DUNA: PARTE 2 (Duna: Part Two, 2024)
A dificílima tarefa do diretor Dennis Villeneuve de adaptar a série de livros de Frank Herbert começou em 2016, quanto a Legendary Entertainment adquiriu os direitos da obra. O primeiro filme, Duna, foi lançado em 2021 e conseguiu atrair a aprovação dos incrédulos fãs, que acreditavam ser impossível transcrever em tela a complexidade e a genialidade dos livros. Porém, foi em 2024 que Villeneuve mostrou que não só era possível, como ele conseguiria realizar uma das obras mais deslumbrantes dos últimos tempos.
Duna: Parte Dois é um filme épico de ficção científica e fantasia, roteirizado por Villeneuve, Jon Spaihts e Eric Roth, e que serviu de sequência direta de Duna (2021), sendo a segunda produção das 2 partes planejadas que adaptam o romance de mesmo nome de 1965. Este filme cobre aproximadamente a segunda metade do livro.
A trama explora a jornada mítica do Duque Paul Atreides (Timothée Chalamet), que possui poderes de clarividência que podem permitir que ele guie a humanidade para um futuro melhor. Agora unido a Chani (Zendaya) e aos Fremen, liderados por Stilgar (Javier Bardem), Paul está em uma guerra de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Depois de assumir o controle do império e enfrentar uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele se esforça para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.
Considerado por mim o melhor filme de 2024, Duna: Parte 2 é um espetáculo visual, com um roteiro adaptado coeso, fotografia belíssima, interpretações incríveis e um arco messiânico muito bem engendrado. Infelizmente, no entanto, analisando o histórico de preferência dos votantes da academia, só deve angariar prêmios técnicos.
Para o Oscar 2025, ele foi indicado a 5 premiações: Melhor Filme, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Som.
Já disponível nos catálogos do Prime Video e do Max, Duna: Parte 2 tem nota 8.5 no IMDB e 92% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
Premiação conquistada até o momento:
- Critics’ Choice Awards – Melhores Efeitos Visuais
Na coluna da próxima semana, trarei as análises dos 5 outros filmes indicados a Melhor Filme: Emilia Pérez, Nickel Boys, O Brutalista, Um Completo Desconhecido e Wicked.
Agora é a sua vez! Comente quais destes filmes assistiu e para qual deles é a sua torcida!