
No mercado atual, competir apenas pelo preço é um jogo arriscado. A experiência do cliente se tornou o verdadeiro diferencial. Não é algo exclusivo de grandes empresas. Qualquer negócio pode oferecer um bom atendimento. Quem não percebe isso pode estar perdendo vendas sem saber.
A visão de experiência parece algo extraordinário, muito difícil de atingir, mas qualquer prestador de serviço, profissional ou comerciante deve entender que proporcionar uma experiência está mais ligado ao alinhamento de processos. Esses processos devem ter como base entender, ouvir e encantar os clientes.
Profissionais e empresários que entendem que um bom atendimento garante uma ótima experiência de compra percebem que isso é mais fácil, barato e lucrativo do que imaginam. Qualquer pessoa com boa vontade, entusiasmo e gosto por servir pode aplicar isso.
A verdade é que todos nós queremos um atendimento humanizado, com envolvimento e interesse genuíno em resolver nosso problema. O acompanhamento antes, durante e depois da compra faz toda a diferença. O preço, apesar de importante não é determinante quando somos bem atendidos.
Por que o atendimento é tão importante?
O atendimento ao cliente é a vitrine da empresa. O setor de atendimento recebe o cliente e é responsável pela primeira impressão, seja ela boa ou ruim. Já faz algum tempo que ser bom no que faz não é suficiente, é o mínimo. O cliente precisa perceber e sentir que você é bom!
Por meio do atendimento, coletamos informações para entender a real necessidade do cliente e garantir que sua experiência seja personalizada e cativante. Se alcançamos esse nível de atendimento o cliente não só compra, mas também traz novos clientes por meio da indicação e faz a famosa propaganda boca a boca.
Dicas simples que fazem a diferença:
✅ 1. Postura profissional, confiável e cordial
- Olhe nos olhos do cliente e sorria. Isso cria conexão imediata e demonstra interesse genuíno.
- As pessoas querem atenção e não querem se sentir manipuladas.
- Sua postura e apresentação pessoal devem estar condizentes com seu cargo e sua empresa. Sua imagem chega primeiro, então seja coerente.
✅ 2. Escuta Ativa
- Ouça atentamente, tenha uma postura realmente interessada. É nesse momento que você se aproxima do seu cliente e ele decide se confiará em você.
- Muitas vezes, o cliente não sabe exatamente o que precisa. Cabe a você, profissional de atendimento apoiá-lo para que ele entenda bem o que precisa e valorize sua proposta. Por isso, ouvir é tão importante.
- Faça ligações de pós-venda para identificar o grau de satisfação do cliente e verificar se ele precisa de apoio. Pesquisas de satisfação com clientes antigos também são fundamentais.
✅ 3. Postura e Segurança
- Comunique-se com clareza e confiança. Pessoas tendem a rejeitar quem demonstra postura insegura ou desinteressada.
- Se você não acredita em si próprio e na empresa que representa, ou não gosta de servir, isso se tornará evidente em algum momento. Entenda, confie em sua capacidade e ouça o cliente com interesse genuíno.
Uma forma simples e objetiva de aplicar essas três dicas: imagine que um amigo próximo procure você precisando exatamente da solução que sua empresa oferece. Como você o atenderia?
Quando servimos quem é próximo a nós, tudo é diferente. Devemos levar essa atitude para nossas relações profissionais também. Afinal, todos gostamos de ser bem tratados, seja por alguém próximo ou não.
Atendimento para a empresa: Custo ou Investimento?
Dedicar tempo e recursos para capacitar e premiar equipe de atendimento para proporcionar ao cliente uma experiência encantadora antes, durante e depois da compra. É um investimento que proporciona muitos ganhos pois facilita fechamento de novos negócios, reduz o custo para conquistar novos clientes, reconhecimento da marca com referência no mercado.
Quando um cliente recebe atendimento de qualidade a empresa não apenas vende, mas também constrói relações com a comunidade, conquista defensores da marca e cria bases sólidas para o crescimento do negócio!
Se a experiência é o diferencial competitivo, atender bem é a base para que a empresa entenda seu cliente e lhe proporcione algo que o faça sentir-se especial. Isso resulta em compras recorrentes e indicações para amigos, conhecidos e parentes.
- 73% dos consumidores afirmam que a experiência de compra é um fator essencial na decisão de compra.
Esse dado é proveniente de um estudo da PwC, conforme referência no artigo “Como o CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) está evoluindo para a experiência do cliente: o futuro da experiência do cliente” publicado no portal E-commerce Brasil. - Empresas que investem em pesquisa de satisfação do cliente reportaram um aumento significativo em suas receitas, com um crescimento médio de 20% nos últimos três anos.
Esse dado é baseado em um estudo realizado pela Deloitte em 2022, conforme destaque no artigo “Casos de sucesso: empresas que transformam sua cultura organizacional através de pesquisas de satisfação” publicado no site Psico Smart.