
Na próxima sexta-feira, 28 de março, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, em Ipatinga, recebe uma programação especial dedicada à dança contemporânea e à reflexão social, com dois espetáculos inéditos vindos de Uberlândia (MG) e uma palestra sobre cotas raciais no ensino superior. Toda a programação é gratuita e acessível ao público, com recursos de audiodescrição e interpretação em Libras, por meio da equipe especializada do Ser Libras.
A programação começa com a palestra “A cor da oportunidade: cotas raciais no ensino superior”, às 10h, com o artista e pesquisador Alexandre Roiz na Escola Estadual Salvelino Fernandes Madeira. A atividade propõe um diálogo sensível e necessário sobre os impactos da política de cotas nas universidades públicas, a partir da vivência do próprio artista como aluno cotista na Universidade Federal de Uberlândia. A palestra lança luz sobre os caminhos abertos por essa política de ação afirmativa e os desafios enfrentados por estudantes negros na permanência e valorização dentro da universidade.
Às 19h, o público confere o solo “PREtexTO COR[age]m 2.0”, também de Alexandre Roiz, um trabalho de Dança Negra Contemporânea que se utiliza do corpo como ferramenta para refletir sobre epistemicídios e apagamentos históricos. Criado durante o estágio supervisionado no curso de Graduação em Dança da UFU, o espetáculo assume agora a forma de uma obra autônoma e potente, onde o artista propõe outras epistemologias do saber-fazer, a partir da vivência do corpo negro em cena
Logo em seguida, às 20h30, será apresentado o solo “Tremores – Corpo.Movimento.Fotografia.Dança.Poesia”, da artista Renata Britto. Fruto de um processo desenvolvido também na Universidade Federal de Uberlândia, o espetáculo investiga a relação entre dança, fotografia e poesia por meio dos conceitos de tradução intersemiótica e punctum. Com uma abordagem sensível, a obra é uma coreografia de imagens e afetos, criada a partir de experiências cotidianas e atravessamentos poéticos.
Ficha Técnica:
Performance e figurino: Renata Britto
Colaboração Dramatúrgica: Alexandre Roiz, Ricardo Moraes, Ana Paula de Paula, Thássia Camila e Mariane Araujo.
Trilha Sonora: Lucas Almeida
Concepção de Luz: Camila Tiago
Costura: Sinda Alves
Fotografia: Alexandre Roiz
Produção: Vanessa Garcia
Produção Local: Wenderson Godoi
Design: Fellipe Nunes
Ambos os espetáculos contam com audiodescrição e interpretação em Libras, reforçando o compromisso com acesso amplo à arte. A realização é apoiada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Os ingressos para as apresentações podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-tremores/2888202.
https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-pretexto-coragem-20/2888213
O Espaço Hibridus Ponto de Cultura está localizado na Avenida 28 de Abril, 621, sala 402, quarto andar, no Centro de Ipatinga. A programação propõe um encontro entre arte, memória e resistência, por meio de corpos que dançam e provocam, pensam e sentem, revelando caminhos possíveis para o futuro da arte e da educação no Brasil.
Serviço:
Data: Sexta-feira, 28 de março
10h – Palestra sobre cotas raciais com Alexandre Roiz
Local: Escola Estadual Salvelino Fernandes Madeira
Rua Aracaju 310 bairro Veraneio
Santana do Paraíso
19h – Espetáculo “PREtexTO COR[age]m 2.0”
20h30 – Espetáculo “Tremores”
Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura – Av. 28 de Abril, 621 – 4º andar – Centro Ipatinga/MG
Classificação: Livre
Entrada gratuita – Retirada de ingressos em: Sympla
Acessível em Libras e com Audiodescrição
Informações: 31985513323