
Solenidade de abertura do evento contou com a participação de lideranças empresariais e municipais e representantes governamentais; evento prevê recorde de público e geração de negócios até o próximo sábado (24/5)
Começou nesta quarta-feira (21/5) a quinta edição de um dos maiores eventos multissetoriais do Vale do Aço. A Feiraço 2025 – Feira Comercial de Produtos e Serviços reúne, até o próximo sábado (24/5), no estacionamento do estádio Ipatingão, 180 empresas, gerando muitas oportunidades de negócios e conexões com diferentes públicos. Os realizadores do evento – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), CDL de Ipatinga e Sebrae Minas – receberam os visitantes e deram as boas-vindas em solenidade que contou com as presenças de lideranças municipais, representantes de entidades setoriais e governamentais.
O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, agradeceu as presenças e ressaltou o empenho e a colaboração entre as entidades para a organização do evento. “A diretoria, funcionários e demais apoiadores do evento é quem faz a feira acontecer. Trabalhamos muito para que essa edição atendesse as expectativas e fosse ainda melhor que as anteriores. Além disso, queremos que a economia da cidade cresça cada vez mais”, destacou.
O presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, reforçou a importância de valorizar a participação das empresas, que se empenharam para elevar a atratividade visual de seus estandes e a qualidade da exposição de suas marcas, produtos e serviços no evento. “Sabemos o quanto é trabalhoso realizar um evento grandioso, como a Feiraço, e a cada ano vimos nos superando. A Feira deste ano está muito atrativa, graças ao empenho das empresas, que embarcaram conosco nessa missão, de movimentar os negócios e a economia do município, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer o que o nosso mercado tem de melhor para oferecer”, afirmou.
Já o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, ressaltou o protagonismo de Minas Gerais em criar redes de colaboração e parceria entre as entidades dos mais diversos setores, para realização de ações em benefício comum. “O Sebrae Minas é hoje o que mais entrega resultados em todo Brasil, porque temos uma equipe que trabalha em uma verdadeira rede colaborativa, tendo como propósito impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. A Feiraço também reflete esse espírito colaborativo e o Sebrae veio para somar a esses esforços. Trouxemos para o evento iniciativas com foco em turismo e gastronomia, que vem contribuindo fortemente para trazer mais desenvolvimento econômico e social para o Vale do Aço, região, que tem um peso importante para o estado”, disse o dirigente.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, reforçou o compromisso incondicional da administração municipal em apoiar o evento, que, além de movimentar a economia local durante a sua organização e realização, também contribui para valorizar as empresas que geram emprego e renda para o município. “A Feiraço já faz parte do nosso calendário anual, e projeta Ipatinga como um polo de empreendedorismo e negócios. A feira também atrai visitantes de outras regiões, movimentando o setor de hotelaria, e cria postos de trabalho temporários e permanentes durante e após a sua realização. O evento é, portanto, mais do que uma vitrine de negócios, uma alavanca para o desenvolvimento regional”, destacou. Na ocasião, o gestor anunciou o lançamento do projeto que viabilizou o mapeamento dos pontos turísticos de todo o município e da região, a fim de impulsionar o turismo local.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura oficial da Feiraço o presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves; o presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi; o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o diretor-executivo da ADESIAP Minas e representante do projeto SDE Minas, Denis Donato; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Frank Sinatra Santos Chaves; o prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes; o vice-prefeito de Ipatinga, Pedrão da AAPI; o vereador Adiel Oliveira; o vice-presidente da Federaminas, Wander Luís Silva; e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Djalma Pires.
Funcionamento e programação
A feira funcionará de quarta a sábado, das 18h às 23h. A entrada é gratuita, com a opção de doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida, recolhidos pelo projeto Gaia – Programa de Gestão de Avaliação e Impactos Ambientais do Sebrae Minas, e entregues ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.
Este ano, a Feiraço oferece uma experiência completa para visitantes e expositores, com praça de alimentação, espaço kids e apresentações artísticas nos quatro dias de evento.
A programação musical começa na quarta-feira (21) com Momenttus Acústico, trazendo releituras intimistas de grandes sucessos. Na quinta-feira (22), é a vez da banda Gertrudes, conhecida por seu repertório animado e presença de palco marcante. Na sexta-feira (23), tem mais Banda Momenttus, desta vez em um show completo e elétrico. No sábado (24), o encerramento fica por conta do cantor Fernando Mello, que promete embalar a noite em ritmo sertanejo.
Oportunidade de negócios e visibilidade
A Feiraço é o lugar ideal para empreendedores que desejam expor seus produtos e serviços, fortalecer suas marcas, gerar novos negócios, construir parcerias estratégicas e se conectar diretamente com consumidores e outros profissionais do setor. A última edição, realizada em 2024, atraiu mais de 30 mil visitantes e arrecadou 1,5 tonelada de alimentos para o Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.
Em 2025, o evento conta com o apoio da administração municipal, a Supranet como apresentadora oficial e a promoção do Diário do Aço e da Rádio Itatiaia. O evento também conta com os parceiros: Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Aliar Benefícios Mútuos, Convaço, Eficaz Segurança Eletrônica, Emflortec Engenharia, Garcia Supermercados, Mercadão das Máquinas, OralDents Clinica Odontológica, Sicoob Vale do Aço, Unimed Vale do Aço, Usiminas e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Trem do Desenvolvimento
Pelo segundo ano consecutivo, a Feiraço integra a Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas) e o Trem do Desenvolvimento, a locomotiva que veio para impulsionar o desenvolvimento do Estado. O projeto é fruto da parceria do Governo de Minas, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e ADESIAP Minas, com objetivo de transformar eventos estratégicos em polos de desenvolvimento regional. Em 2024, a SDE Minas passou por 12 cidades, reuniu mais de 9@ mil visitantes, 5 mil pessoas qualificadas e gerou mais de 186 milhões de reais em impactos econômicos e sociais.
Serviço:
Feira Comercial de Produtos e Serviços – Feiraço 2025
Data: 21 a 24 de maio – quarta a sábado
Horário de funcionamento: das 18h às 23h
Local: Estacionamento do Estádio Municipal João Lamego Netto – Ipatingão (Av. Roberto Burle Marx – Parque Ipanema, Ipatinga)
Entrada gratuita (doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida)
Mais informações sobre o projeto SDE Minas em: https://sdeminas.com.br
Mais informações em: https://feiraco.com.br/
Atrações:
Feira Multissetorial
Praça de alimentação
Espaço kids
Shows com artistas regionais:
● 21/05 (quarta) – Momenttus Acústico
● 22/05 (quinta) – Banda Gertrudes
● 23/05 (sexta) – Banda Momenttus
● 24/05 (sábado) – Fernando Mello