Skip to main content

10 FILMES IMPERDÍVEIS QUE ESTREIAM ATÉ JULHO NOS CINEMAS

Por 02/05/2025No Comments13 min de leitura
Superman 2025 1 png e1746202076284

Para quem é fã de cinema, é natural se empolgar à medida que o período de verão norte-americano se aproxima. Historicamente, os meses de junho e julho são aqueles em que as grandes produções são lançadas, já estimando bilheterias astronômicas no período de recesso de aulas tanto nos Estados Unidos quanto em vários países do hemisfério norte, incluindo Inglaterra, Canadá e vários outros.

Nesta semana, tivemos a estreia de mais um filme do UCM, Universo Cinematográfico da Marvel, já não tão empolgante como nas fases 1 a 3. Ainda assim, Thunderbolt*, lançado mundialmente no dia 01 de maio, praticamente abriu a grande temporada de filmes com expectativa de grandes bilheterias pelos estúdios. E as primeiras críticas têm soado muito favoráveis!

Baseando-se nas minhas expectativas, portanto, listo abaixo 10 filmes, na ordem das datas de lançamento, que estrearão exclusivamente nos cinemas até julho deste ano e que estão com o hype nas alturas.

LILO & STITCH (22 de maio)

Após uma sequência de grandes desastres em adaptações live-action de animações clássicas da Disney, tudo que tem sido divulgado da adaptação de Lilo & Stitch, animação de 2002, tem chamado muito a atenção do público pelo impressionante amor à obra original. Aparentando um frescor necessário ao já tão combalido universo Disney, o trailer mostrou que há como se adaptar fielmente uma animação e emocionar sem incluir temas que em nada acrescentam para quem realmente interessa: o público.

O filme conta a história do vínculo formado entre Lilo Pelekai (Maia Kealoha), uma garotinha havaiana órfã e solitária, Stitch (voz de Chris Sanders, criador do personagem e roteirista do filme e da animação), um alienígena parecido com um cachorro que foi projetado para ser uma arma de destruição. A amizade incomum entre os dois, que descobrem juntos o conceito de Família, provoca uma série de confusões e problemas até com a assistente social que cuida de Lilo, observando seu bem-estar ao lado da irmã Nani (Sydney Elizebeth Agudong), sua tutora legal desde a morte dos pais. Paralelamente, Stitch é alvo de alienígenas que pretendem capturá-lo.

MISSÃO IMPOSSÍVEL – O ACERTO FINAL (22 de maio)

Este é o oitavo filme da franquia, que segue os passos do agente Ethan Hunt (Tom Cruise) na épica conclusão de toda a saga iniciada em 1996. Até o momento, poucos detalhes foram revelados sobre a trama. O longa foi filmado junto ao seu antecessor, Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um (2023), e mostrará Ethan Hunt (Tom Cruise) e seus colegas lutando contra Gabriel (Esai Morales), na busca pelo Sevastopol, submarino onde está o servidor da temível inteligência artificial Entidade. “Todas as escolhas de Ethan Hunt o levaram até a sua maior missão”, diz a “sinopse” oficial do trailer.

Novamente dirigido por Christopher McQuarrie e contando com o retorno de Hayley Atwell, Simon Pegg, Ving Rhames, Vanessa Kirby, Angela Bassett e grande elenco, o longa promete entregar uma conclusão final à saga com mais cenas absurdamente bem coreografadas, incluindo a já tão aguardada cena do avião onde Tom Cruise desafia, mais uma vez, a lei da gravidade sem utilizar dublês. Corre, Hunt, Corre!

KARATÊ KID: LENDAS (29 de maio)

O universo de Karatê Kid iniciado em 1984, com 4 filmes encabeçados pelo saudoso e carismático Senhor Miyagi de Pat Morita, e com 1 filme cujo mestre, Senhor Han, era interpretado por Jackie Chan, foi expandido com muito sucesso, de 2018 ao início deste ano, com a série Cobra Kai. As 6 temporadas da série, que trouxeram de volta personagens clássicos como Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel LaRusso (Ralph Macchio), dentre outros, conseguiram incorporar novos personagens interessantes e novas nuances ao mundo de Karatê Kid, revivendo de forma eficaz o interesse pela marca. Aproveitando este hype, estreia em 29 de maio um novo longa que unirá o Daniel LaRusso com o Sr. Han numa história totalmente original.

Na trama, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) chega em Pequim, onde o Sr. Han (Jackie Chan) está procurando por ele. Han tem um novo protegido, Li Fong (Ben Wang). Os dois mentores devem colaborar para instruir Li Fong, mas resta saber se suas abordagens educacionais serão compatíveis. A direção ficou a cargo de Jonathan Entwistle (I am not Okay with This).

F1 (26 de junho)

O sucesso de filmes sobre o universo das corridas, como Rush – No Limite da Emoção (2013), Ford Vs. Ferrari (2019), Gran Turismo: De Jogador a Corredor (2023), além de séries como F1 – Dirigir para Viver (2019) e Senna (2024), trouxeram à tona o interesse pela Fórmula 1. A Apple, aproveitando esta oportunidade, decidiu produzir este longa protagonizado por Brad Pitt e com uma história fictícia que tem atraído a atenção dos amantes da velocidade. Também como atrativos, o longa tem direção de Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) e produção executiva do sete vezes campeão da Fórmula Lewis Hamilton.

Na trama, Brad Pitt interpreta Sonny Hayes, um ex-piloto de Fórmula 1 que retorna ao esporte e se torna mentor do estreante Joshua Pearce (Damson Idris) na APXGP, uma 11ª equipe fictícia do grid da Fórmula 1. O elenco de estrelas inclui Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin), Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) e Tobias Menzies (The Crown).

BAILARINA – DO UNIVERSO DE JOHN WICK (5 de junho)

Para os fãs do universo de John Wick (Keany Reeves), que teve 4 filmes muito bem-sucedidos além da série The Continental, da Amazon Prime Video, a Lionsgate Films decidiu, ainda em 2017, produzir este spin-off baseado numa nova personagem, Eve Macarro, a assassina “Bailarina” do título. Este longa, dirigido por Len Wiseman (Anjos da Noite) será ambientado entre os filmes John Wick 3: Parabellum (2019) e John Wick 4: Baba Yaga (2023), e terá participação de Keanu Reeves como John Wick, Ian McShane como Winston Scott, e o saudoso Lance Reddick, falecido em 2023, como Charon.

Na trama, acompanharemos Eve Macarro (Ana de Armas), a assassina “Bailarina“, treinada nas tradições da organização Ruska Roma, parte em busca de vingança após a morte do pai.

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO (13 de junho)

Este filme é uma adaptação de uma animação clássica e muito bem-sucedida da Dreamworks, cuja saga foi iniciada em 2010 pelo longa-metragem animado de mesmo título, dirigido e roteirizado por Dean DeBlois e Chris Sanders, e seguida por vários outros filmes, curta-metragens e até mesmo uma série. Com um público muito fiel, esta versão live-action, que teve retorno de Dean DeBlois na direção e no roteiro, promete fazer muito sucesso.

A trama acompanha a história de um jovem viking, Soluço (Mason Thames), o filho do líder da aldeia da Ilha de Berk, Stoico (Gerard Butler), que desafia os costumes locais ao encontrar a raça mais poderosa dos dragões, o Fúria da Noite, com o qual ele descobre uma forte conexão e prova que a relação entre humanos e dragões pode ser bem diferente.

EXTERMÍNIO: A EVOLUÇÃO (19 de junho)

Em 2002, o diretor inglês Danny Boyle revolucionou um universo em ascenção de filmes de terror do subgênero de zumbis com o filmaço Extermínio (28 Days Later). A cena onde o personagem de Cillian Murphy acorda de um coma numa Londres totalmente vazia e devastada até hoje impressiona. No longa original, um vírus altamente contagioso que causa agressividade (conhecido como “vírus da raiva”) é liberado na Grã-Bretanha depois que um chimpanzé infectado é libertado de sua gaiola em um laboratório em Cambridge por um grupo de ativistas dos direitos dos animais. Nas horas e dias seguintes, o vírus se espalha rapidamente e se torna uma epidemia, resultando em colapso total da sociedade. Enquanto o 1º longa retrata 28 dias depois da propagação do vírus, sua continuação (Extermínio 2, 2007) apresentava o mundo depois de 28 semanas, com o surto aparentemente (e enganosamente) controlado. Desta vez, a trama apresenta uma história neste mundo 28 anos o início do contágio do vírus.

Na trama, grupos de sobreviventes vivem numa ilha 28 anos após a propagação do contágio que devastou o mundo. Quando um do grupo deixa a ilha em uma missão ao continente, ele descobre segredos, maravilhas e horrores que transformaram não apenas os infectados, mas outros sobreviventes. O elenco conta com estrelas como Aaron Taylor-Johnson, Ralph Fiennes e Jack O’Connell.

JURASSIC WORLD: RECOMEÇO (3 de julho)

Por mais que a saga dos Dinossauros tenha perdido um pouco de sua relevância com o passar dos anos e com suas continuações de qualidade duvidosa (o último filme da saga é terrível!), não há como ignorar a mágica que o primeiro filme de Steven Spielberg, Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) trouxe ao mundo. Até nos dias de hoje, os efeitos especiais do 1º filme da saga impressionam, assim como a trama e sua trilha sonora majestosa de John Williams. Nesta nova aventura, espera-se, como dito no título, um recomeço da franquia que nunca perdeu sua relevância.

A trama segue uma nova expedição, cinco anos após os acontecimentos do filme Jurassic World: Domínio (2022), que enfrenta regiões equatoriais isoladas para extrair DNA de três enormes criaturas pré-históricas para um avanço médico inovador. No elenco, teremos Scarlett Johansson e Mahershala Ali, com direção de Gareth Edwards (Rogue One: uma Aventura Star Wars, 2016).

SUPERMAN (10 de julho)

Depois de uma tentativa frustrada de estabelecer um novo universo da DC Comics, então encabeçada por Zack Snider (O Homem de Aço), a Warner entrega nas mãos do competente James Gunn (trilogia Guardiões da Galáxia) e Peter Safran a responsabilidade de dar um novo recomeço. Apesar da estreia bem-sucedida da série animada Comando das Criaturas (Creature Commandos, 2024-), o “start” deste novo universo virá com o muito aguardado Superman. Confesso ser este filme o que mais me empolga em 2025, e tudo o que foi apresentado até o momento só elevou minhas expectativas. Além disso, confio muito na direção (e no tato para desenvolvimento de personagens) do diretor James Gunn.

A trama seguirá o super-herói titular, interpretado por David Corenswet, enquanto ele reconcilia sua herança com sua educação humana. Ele é a personificação da verdade, da justiça e de um futuro melhor em um mundo que vê a bondade como algo antiquado. No elenco, teremos Rachel Brosnahan como Louis Lane, Nicholas Hoult como Lex Luthor, Nathan Filion como Guy Gardner, dentre outras estrelas.

QUARTETO FANTÁSTICO: PRIMEIROS PASSOS (24 de julho)

Em situação bem distinta da concorrente DC Comics, a Marvel já tinha um universo bem estabelecido, com um sucesso estrondoso até a fase 3, mas com uma derrocada na qualidade (e nas bilheterias) desde então. Esta nova versão de Quarteto Fantástico, o primeiro e mais tradicional grupo de herois da “Casa das Ideias”, promete ser um grande divisor de águas, trazendo de volta todo o sucesso das fases que culminaram com o catártico Vingadores: Ultimato (2019).

Contando com um elenco aparentemente assertivo, ainda que com algumas declarações duvidosas por parte do elenco (problema recorrente em produções recentes da Disney), o conceito retrofuturista apresentado nos trailers e nas fotos oficiais tem sido bem fidedigno às HQs e, aparentemente, com um ar bem inovador ao já tão combalido gênero de herois da Marvel. Continuo torcendo bastante, mas com minhas ressalvas.

Na trama, os membros do Quarteto Fantástico, forçados a equilibrar seus papéis como heróis e a força dos laços familiares, deve defender a Terra de um deus espacial voraz chamado Galactus (Ralph Ineson) e sua enigmática arauta, a Surfista Prateada, Shalla-Bal (Julia Garner). No elenco, teremos Pedro Pascal como Reed Richards (Senhor Fantástico), Vanessa Kirby como Sue Storm (Mulher Invisível), Joseph Quinn como Johnny Storm (Tocha Humana) e Ebon Moss-Bachrach como Ben Grimm (Coisa). A direção fica a cargo de Matt Shakman (WandaVision e episódios de Game of Thrones).

 

E você? Também está empolgado com os filmes acima? Tem mais algum filme que não citei e que está na sua lista? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Compartilhe: