Skip to main content
Blog

PROJETO TIN TIM – MOSTRA DE TEATRO INFANTIL DE TIMÓTEO

Por 05/07/2025No Comments6 min de leitura
Tin Tim Geniane Vieira 9684 e1751737092126

2ª edição de projeto gratuito patrocinado pela Bemisa levou para a comunidade arte e reflexões sobre cuidado com o meio ambiente

A comunidade do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, recebeu em junho o projeto “Tin Tim – Mostra de Teatro Infantil de Timóteo”, levando para uma praça e duas escolas públicas espetáculos teatrais didáticos, gratuitos e com temática sobre meio ambiente para cerca de 600 pessoas. O projeto foi viabilizado com patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com produção de Criativo Produções e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo, com a realização do Instituto Amarelo e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Celebrando o Mês do Meio Ambiente, os espetáculos foram direcionados para o tema, com foco na preservação dos rios, mares e matas e reciclagem de lixo. O projeto esteve na Escola Municipal João Bolinha, na sexta dia 27, e na Escola Estadual José Ferreira Maia, na segunda dia 30, reunindo nos dois turnos escolares alunos, professores e colaboradores das escolas para assistirem ao espetáculo “O Rei, o Pescador e o Anel”, do DaMa Espaço Cultural. A peça narra a história de um pescador que perde um valioso anel e, ao tentar encontrá-lo, descobre que o descarte incorreto de resíduos e a falta de cuidado com o meio ambiente, em geral, tem destruído nossos rios, mares e florestas.

Sandra Regina Coelho Rocha é diretora da Escola Municipal João Bolinha e comentou sobre a importância de o projeto trazer esse tema ambiental para a comunidade escolar. “Estamos encantadas com o espetáculo e com a interação das crianças com os personagens. Estamos desenvolvendo ações sobre o descarte correto de lixo com os alunos e a abordagem trazida pelos artistas foi incrível e certeira. Todos nós aprendemos juntos e vamos levar esse conhecimento para trabalhar em sala de aula e no cotidiano das crianças”. Na Escola Municipal João Bolinha foram beneficiados cerca de 170 alunos.

A aluna Isabela Duque da Silva tem 8 anos, estuda no segundo ano da Escola Estadual José Ferreira Maia e assistiu ao espetáculo com sua turma. Ela disse que “foi muito legal e divertido ter um espetáculo na escola. E eles falaram sobre o que a gente está estudando e eu aprendi ainda mais sobre o meio ambiente. Eu não jogo lixo na rua nem na beirada do rio, como muita gente aqui faz. Não podemos poluir o nosso mundo e todos devem saber disso’, finalizou. Na Escola Estadual José Ferreira Maia foram beneficiados mais de 300 alunos.

Na Praça

Para a comunidade, na sexta dia 27, na Praça Irmã Alvimar, foi apresentado o espetáculo “Minas Palavra Poema”, também com artistas do Dama Espaço Cultural, reunindo cerca de 120 pessoas. Na peça, uma trupe de artistas sai mundo afora à procura da poesia, e em Minas acabam encontrando cantigas, delícias do pomar, jardins e uma infância inesquecível. Descobrem, no meio do caminho, que a falta de cuidado com a natureza tem destruído nossos rios e matas.

Tin Tim Geniane Vieira 1856 e1751737118211

Natalia Moraes, auxiliar de creche e moradora do distrito, levou a filha e mais cinco crianças da vizinhança para assistirem ao espetáculo gratuito na praça. “É muito importante para as crianças ouvirem de forma lúdica essas orientações de preservação da natureza. Participei ano passado do projeto assistindo na escola e agora fico muito feliz de ver na praça, no nosso espaço de lazer. Trazer esses aprendizados ajuda a transformar o mundo em um lugar melhor para as futuras gerações e eu estou fazendo a minha parte trazendo as crianças e compartilhando esses momentos”, finalizou.

O produtor cultural Bruno Minafra, gestor do Instituto Amarelo e Criativo Produções, falou sobre o feedback da comunidade sobre a 2ª edição do projeto. “Estar mais próximo da comunidade em um local aberto despertou o interesse da população em participar do projeto. Na escola, a participação dos alunos foi linda, cheia de interação e aprendizagem. Na praça, as pessoas se emocionaram e cantaram junto dos artistas durante a peça. O tema é super importante na atualidade e trazer novamente espetáculos gratuitos para o Cachoeira do Vale sobre o assunto motiva a população a cuidar melhor do local onde vivem”.

Para Renato Coura, Coordenador de Assuntos Institucionais da Bemisa, “estar presente nas comunidades onde atuamos trazendo cultura de forma acessível faz parte das boas práticas da empresa. Aqui no Cachoeira do Vale a população acolheu este projeto que vem de encontro aos valores da Bemisa e transformou essa iniciativa em um sucesso. Nesta segunda edição germinamos a semente plantada desde 2024, dando continuidade no tema meio ambiente e beneficiando a comunidade e região”, disse.

Tin Tim

O projeto Tin Tim – Mostra de Teatro Infantil de Timóteo tem como objetivo a democratização do acesso gratuito a peças de teatro com temática infantil, voltadas para crianças de 6 a 10 anos e comunidade em geral. Acessível, o evento contou com intérprete de Libras em todas as apresentações. Teve início em 2024 no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, reunindo cerca de 600 pessoas para assistirem a espetáculos teatrais didáticos e gratuitos em duas escolas do município.

Tin Tim Geniane Vieira 2600 e1751737158278

A iniciativa conta com a participação dos artistas do DaMa Espaço Cultural, produção de Talyne Godoy, fotografia de Geniane Vieira, audiovisual de Everton Bragança, da Grude Vídeo, Sonorização da SJS Sonorização, intérpretes de Libras da SerLibras Acessibilidade e assessoria de comunicação de Lucas Ornelas, da Ornelas Comunicação.

Compartilhe: