TEATRO, EXPOSIÇÃO E LEITURA NA AGENDA DOS ESPAÇOS CULTURAIS USIMINAS NO FERIADO

Por 30/04/2025No Comments4 min de leitura

Nesta semana de feriado prolongado, a comunidade encontrará opções de lazer nos espaços culturais Usiminas. Vai ter atração para todas as idades: comédia, drama, exposição, leitura e passeios por espaços culturais e patrimônios. No Centro Cultural Usiminas, o público pode acessar a Biblioteca Central de Ideias com empréstimo gratuito de livros e espaço de leitura, além de conferir a exposição “Anne Frank: Uma História para Hoje”.  

Em cartaz até 24 de maio, a mostra dividida em três partes convida a uma reflexão sobre tolerância, direitos humanos e memória histórica. “Anne Frank: Uma História para Hoje” reúne paineis, fotos, escrita, desenho e uma visita virtual ao Anexo Secreto, que permite explorar, por meio de óculos de realidade virtual, o esconderijo onde Anne Frank e sua família permaneceram por dois anos. Galeria e Biblioteca estarão abertas na quarta (30/4), sexta (2/3) e sábado (3/5), das 12h às 20h. 

Espetáculos

No teatro do Centro Cultural Usiminas vai ter drama e comédia em cartaz. Na sexta-feira (2/5), a atração é o “Aquela que (Não) Fui”, da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte, às 20h. O drama revela momentos decisivos na vida de pessoas que não conseguiram esconder o que sentiam, expondo suas emoções no exato momento em que se manifestaram.

No sábado (3/5), o comediante Paul Cabanes retorna ao espaço para apresentar a comédia “Alma de Brasileiro”, às 20h, um show cheio de energia, que celebra e explora a diversidade das culturas, estados e cidades do Brasil.  Ingressos à venda no site: sympla.com.br/institutosuiminas ou na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, a partir de sexta, das 12h às 20h.

Centro de Memória Usiminas

Um convite para conhecer obras de arte e mergulhar na história da industrialização da cidade está no Centro de Memória Usiminas, com visitação gratuita. Lá, o público pode viajar pela memória do Vale do Aço por meio de exposições e do Big History, ferramenta tecnológica de pesquisa que contém fotos, informações e dados históricos; além de conferir importantes obras assinadas por nomes nacionais e internacionais.

O espaço possui também uma sala que mostra um recorte do Grande Hotel, com peças originais da época, e, na área externa tem jardins e uma locomotiva onde o público pode fazer piquenique e tirar fotos. O espaço fica na rua Antares, nº 950, bairro Castelo, e está aberto nesta quarta (30/4), sexta (2/5) e sábado (3/5), sempre das 10h às 18h. 

Estação de Pedra Mole 

Opção para lazer que une natureza e história é a Estação de Pedra Mole, aberta à visitação gratuita de quinta (1/5) a domingo (4/5) nos seguintes horários: quinta e sexta-feira, das 10h às 15h; sábado das 9h às 16h e domingo das 10h às 13h. A entrada fica nas proximidades da Avenida Itália, nº 1767, no bairro Cariru. 

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, a Estação de Pedra Mole fica localizada às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, e conta com um mirante que pode ser acessado pelos visitantes. 

Após uma caminhada em uma trilha por 650 metros, quem for até o local poderá ver as ruínas e onde funcionava a antiga linha férrea, da época da fundação da Pedra Mole, em 1922. O ambiente conta, ainda, com uma área de convivência própria para piqueniques e outras atividades, além da locomotiva fabricada em 1973.

Compartilhe:
TEATRO USIMINAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA VISITAÇÃO

TEATRO USIMINAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA VISITAÇÃO

SHOPPING VALE DO AÇO CELEBRA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM PALESTRA EM PARCERIA COM O PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

SHOPPING VALE DO AÇO CELEBRA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM PALESTRA EM PARCERIA COM O PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

GUANHÃES RECEBE PROJETO TENDA LITERÁRIA

GUANHÃES RECEBE PROJETO TENDA LITERÁRIA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.