DESAPEGO NA COZINHA: O PRIMEIRO PASSO PARA UMA ORGANIZAÇÃO EFICIENTE

Por 10/07/2025No Comments2 min de leitura
20240815 153942182 iOS 1 scaled

Antes de pensar em potes empilhados, talheres alinhados ou mantimentos organizados por categoria, existe um passo essencial que muita gente pula na hora de organizar a cozinha: o desapego.

Desapegar é o que abre caminho para uma cozinha mais funcional, prática e leve. Sem excesso, sem objetos duplicados, sem aquilo que só ocupa espaço e nunca é usado.

20240815 153949817 iOS

1. REVIRE OS ARMÁRIOS SEM MEDO
Abra todos os armários e gavetas. Tire tudo de dentro e olhe com atenção. Você realmente precisa de 15 canecas? Usa aquelas formas enferrujadas que estão no fundo do armário? Desapegar é fazer escolhas conscientes sobre o que merece permanecer no seu espaço.

2. DESAPEGAR NÃO É JOGAR FORA
Descarte o que estiver quebrado, vencido ou impróprio para uso, mas doe o que estiver em bom estado. Muitas vezes, o que não serve mais para você pode ser muito útil para outra pessoa.

3. MENOS É MAIS NA COZINHA
Cozinhas entulhadas dificultam o acesso aos itens que realmente usamos. Manter apenas o essencial economiza tempo, facilita a limpeza e torna o ambiente mais funcional e agradável.

4. CUIDADO COM OS “E SE…”
Aquele pensamento “e se um dia eu precisar?” pode ser uma armadilha. Se você não usou o item nos últimos meses, provavelmente ele não faz falta. Confie no seu momento presente.

5. ORGANIZAR É FAZER ESCOLHAS
Organização é mais do que encaixar coisas em caixas bonitas — é escolher com intenção o que permanece. E isso só acontece quando o desapego vem primeiro.

Fazer esse processo com calma e atenção transforma não só o ambiente, mas também a sua relação com a casa. Depois do desapego, a organização flui de verdade — com leveza, propósito e praticidade.

Compartilhe:
OFICINA DE TURBANTE DO ARTBEM EM ANTÔNIO DIAS NESTE SÁBADO, 23

OFICINA DE TURBANTE DO ARTBEM EM ANTÔNIO DIAS NESTE SÁBADO, 23

EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DA AMÉRICA LATINA

EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DA AMÉRICA LATINA

OFICINA DE TURBANTES

OFICINA DE TURBANTES

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.