Skip to main content

TRADIÇÃO E SABOR: A JORNADA DE UM CAMPEÃO NO COMIDA DI BUTECO

Por 16/04/2025abril 17th, 2025No Comments4 min de leitura

Em meio à efervescência de sabores e tradições que o Festival Comida Di Buteco proporciona, um nome se destaca com um brilho especial: Bar Galpão. Há anos esse templo da gastronomia de boteco participa do evento, não apenas como um concorrente, mas como um verdadeiro mestre, acumulando impressionantes 8 títulos de campeão. Cada vitória é um capítulo de uma história de paixão pela cozinha, criatividade e acima de tudo respeito pela cultura do boteco. Fomos conhecer de perto como é a execução do prato, tudo sobre a história desse bar que faz um trabalho em família buscando oferecer novidades e sabor para seu público.

O Bar Galpão surgiu em 1997. A origem do nome do bar surgiu devido ao espaço que o abriga ser grande e coberto, por isso o nome. Segundo José Wilson, proprietário do bar, neste mesmo ano foi dispensado da empresa por onde trabalhou por muitos anos. “Meu filho tinha apenas um ano de idade e fiquei muito chateado como as coisas aconteceram e prometi a mim mesmo que nunca mais trabalharia fichado”. Era hora de dar um novo rumo à sua história. Naquele momento ele se questionou, porque não um bar? Pois era algo que ele sempre gostou de verdade. Sempre teve na família o seu norte, sua base, então eles sempre estariam a frente do que ele construiu porque foi de onde veio o apoio que  precisava. José Wilson, mais conhecido como Bozo começou o funcionamento do bar praticamente junto com o bairro Betânia, fazendo parte do crescimento do bairro e diz que tem muito orgulho do seu bar estar localizado em um local tão especial. “Nessa jornada, meu maior desafio foi em 2003 quando tive que fechar o bar durante 4 meses por não ter condições de manter e em 2019 e 2020 durante a pandemia, pois havia feito um investimento no segundo pavimento do bar e tivemos que nos reinventar. Mas foram muitas alegrias também, algumas bem marcantes como o primeiro Comida Di Buteco em 2007 onde ficamos com o terceiro lugar, campeões em 2010 o terceiro melhor do Brasil em 2023, sendo anos marcantes em nossa história.” A cada ano, o público sempre fica impressionado com a criatividade na apresentação e sabor do prato. 

Foto: Damille Barros

Esse ano a ideia foi homenagear os 25 anos do Comida Di Buteco, levando até as pessoas a história de onde tudo começou, na extinta Rádio Gerais. Então decidiram por algo que se servia muito naquela época, aquele tira gosto bem mineirinho. O prato desse ano leva o nome de “BOTECO NÃO VIVE SEM RÁDIO, DE UMA RÁDIO NASCEU O BUTECO”  é composto pelo angu de banana verde que combina perfeitamente com a costelinha de porco com caldo e para completar um bolinho com recheio de tilápia e creme de limão com uma acidez que dá um charme interessante ao prato. “Meu prato é muito saboroso e com texturas diferentes. A intenção é que o cliente ao provar possa ser remetido a lembranças que traduzem afeto como casa de vó ou aquele tira gosto do barzinho da esquina, sabe. Que seja algo diferente.” As expectativas em relação ao festival são grandes, pois segundo José Wilson todo ano o evento se supera e ele tem certeza que dessa vez não será diferente. “Eu sempre falo que não existiria Bar Galpão sem o Comida Di Buteco. Foi uma parceria que deu certo. Sempre via em jornais de Belo Horizonte as reportagens sobre o evento e quando trouxeram para Ipatinga, eu logo abracei a ideia e sou muito grato por tudo o que o Comida Di Buteco fez por mim e minha família.” Percebe-se que os bares vêm se organizando, se dedicando porque viram a importância do evento para a cidade. José Wilson deixou um convite a todos para participarem…” Venha com o coração aberto a conhecer a história do bar, a história do evento. São 25 anos, temos muito a compartilhar. Junte toda a família, os amigos e visitem todos os bares. Tenho certeza que vão se surpreender. Traduzindo, vem butecar”.

Compartilhe: