Vivemos em um mundo repleto de estímulos onde a parte visual se destaca como maior responsável por chamar nossa atenção. De forma cada vez mais rápida percebemos as coisas e fazemos nossas escolhas, causando a necessidade de quem deseja nos comunicar algo ser mais assertivo e direto em suas interações conosco. A atenção virou o principal alvo de pessoas e empresas. Um cliente decide se interessa por um produto ou serviço apenas pela maneira como ele é apresentado. Uma foto de capa de uma apresentação de um artigo como esse, tem o papel de ilustrar a mensagem e chamar a atenção de quem receberá a informação. No mercado atual, onde a concorrência é acirrada, saber expor o que se oferece de forma eficiente pode ser a chave para conquistar mais pessoas e transmitir o que se deseja informar e no caso de profissionais e empresas, aumentar suas vendas.
A Importância da Primeira Impressão
Pesquisas apontam que 93% das decisões de compra são baseadas na aparência visual. Seja um prato bem fotografado em um restaurante, um consultório médico organizado e iluminado corretamente ou até mesmo um carro brilhando na vitrine. A maneira como algo é apresentado impactará diretamente na decisão do consumidor.
Por isso não basta ser um ótimo profissional, ter um excelente produto ou serviço, se não tiver uma apresentação atrativa, pois corre o risco de não ser notado. As grandes marcas e personalidades públicas já sabem isso e investem pesado na construção de uma identidade visual que chame a atenção das pessoas e comunique sua intenção. Mas será que pessoas, pequenos e médios negócios também podem fazer o mesmo sem gastar uma fortuna?
Como fazer?
A boa notícia é que não é necessário um orçamento milionário para aplicar estratégias eficazes de exposição. Confira algumas dicas práticas para destacar sua imagem ou seu produto ou serviço:
1. Foque na apresentação profissional – Um ambiente bem iluminado e organizado com produtos bem expostos, gera confiança no cliente. Para serviços, um ambiente visualmente agradável, e no caso de quem trabalha de maneira externa, uma foto do antes, durante e depois do serviço prestado transmitem credibilidade e profissionalismo.
2. Usar boas imagens – Fotos bem tiradas fazem toda a diferença nos anúncios, redes sociais e sites. Você já reparou algumas imagens chamam mais atenção do que outras? Isso não acontece por acaso. Existem formas simples que transformam qualquer foto em um instrumento de comunicação eficiente.
3. O foco é na experiência do cliente – A forma como você apresenta seus produtos impacta a percepção do cliente. Um mercado que exibe frutas frescas organizadas transmite qualidade. Um salão de beleza com um ambiente sofisticado e bem iluminado valoriza seus serviços. Pequenos detalhes geram grandes diferenças.
4. A Fotografia Como Ferramenta de Vendas
Seja nas diversas redes sociais sites ou material impresso, boas imagens são necessárias pois influenciam diretamente no posicionamento e por consequência determinarão como seremos vistos e lembrados. O lado bom é não precisamos de equipamentos caros para capturar fotos de qualidade. Hoje com um celular é possível produzir imagens atrativas que valorizam o que você vende ou o que faz.
Se você não sabe como ou acha complicado, o ideal é buscar aprender com quem sabe, como fotografar seus produtos ou serviços de maneira eficaz. Pequenos ajustes na luz, enquadramento e edição fazem toda a diferença. Você pode contratar um profissional ou para ganhar tempo e dinheiro, fazer um curso que ensina técnicas práticas para criar imagens irresistíveis apenas com o celular é sempre o melhor caminho.
Porque, tanto na vida quanto no mundo dos negócios, quem se apresenta melhor tem mais valor! Contratar um profissional , fazer um curso que ensina técnicas práticas para criar imagens irresistíveis apenas com o celular é sempre o melhor caminho.