
A pergunta que sempre ouço: “Quero engravidar. E agora? Qual o próximo passo?”
Essa parece ser a pergunta mais importante, mas o planejamento da gravidez começa antes mesmo do teste positivo!
Preparar o corpo para uma gestação não significa buscar uma “saúde perfeita”, nem transformar esse momento em uma lista interminável de exames e restrições. Significa olhar para a saúde da mulher de forma integral e identificar, com antecedência, aquilo que pode ser cuidado ou ajustado. Para isso, o primeiro passo é uma consulta com o ginecologista.
A consulta pré-concepcional é o momento ideal para conversar sobre o desejo de engravidar, avaliar o histórico de saúde e identificar possíveis fatores que mereçam atenção antes da gestação. Nela, abordam-se:
- Doenças pré-existentes: hipertensão, diabetes, alterações da tireoide e outras condições clínicas;
- Medicamentos de uso contínuo: verificando quais podem ser mantidos, ajustados ou substituídos;
- Histórico ginecológico e obstétrico: cirurgias anteriores e antecedentes familiares relevantes
- Hábitos de vida: alimentação, atividade física, sono, consumo de álcool, tabagismo e saúde mental/emocional
- Vacinação e exames preventivos: o calendário vacinal atualizado é uma forma simples e fundamental de proteger a mulher e o bebê. Algumas vacinas não podem ser aplicadas durante a gestação, por isso é tão importante saber com antecedência o que tomar antes e o que tomar depois da concepção.
E você deve estar pensando: “São muitas coisas, né? Então tenho que fazer um monte de exames…” Só que não! Nem toda mulher precisa de uma bateria extensa de exames. A investigação deve ser individualizada, de acordo com a história e os fatores de risco de cada uma. Por isso, a escuta em uma consulta é tão essencial.
Agora vem o ápice da consulta — algo de que ninguém te conta e que, tantas vezes, me surpreende ao perguntar durante o pré-natal:
— Sua gravidez foi planejada?
— Sim, dra…
— Então você estava tomando o ácido fólico antes de engravidar?
— Ahn? Não… comecei agora.
Um dos cuidados mais importantes antes da concepção é a suplementação de ácido fólico. Ele deve ser iniciado preferencialmente antes da gravidez (em média 90 dias antes), pois sua principal função é reduzir o risco de defeitos do tubo neural — alterações que ocorrem muito precocemente no desenvolvimento, antes mesmo de a mulher descobrir a gestação.
Quanto ao estilo de vida, pequenas mudanças fazem toda a diferença: uma alimentação equilibrada, atividade física regular, sono adequado, redução ou suspensão do consumo de álcool e abandono do cigarro são medidas valiosas para a saúde reprodutiva e para uma gestação mais saudável.
O peso não é e nem deve ser motivo de culpa. No entanto, quando há sobrepeso ou baixo peso, conversar sobre isso antes da gestação permite uma abordagem individualizada, reduzindo riscos maternos e obstétricos.
Quando procurar ajuda para engravidar?
Algumas pacientes se desesperam por estarem tentando há 3 meses sem sucesso… Mas nem toda dificuldade para engravidar significa infertilidade! O acompanhamento adequado ajuda a identificar o que pode estar dificultando a gestação.
A fertilidade feminina sofre grande influência da idade e de fatores como alterações na ovulação, endometriose, alterações tubárias e outros problemas ginecológicos. A avaliação do casal é fundamental, já que fatores masculinos estão envolvidos em uma parcela significativa dos casos.
De forma geral, investigamos a infertilidade após 12 meses de tentativas em mulheres com menos de 35 anos e após 6 meses em mulheres com 35 anos ou mais. Em casos de histórico de endometriose, alterações menstruais importantes ou cirurgias ovarianas e tubárias, essa avaliação pode ser imediata.
Existe uma pressão silenciosa para que a mulher esteja completamente preparada para gerar uma vida: corpo ideal, exames perfeitos, alimentação impecável, vida organizada… Isso traz à tona grandes desordens emocionais, como a ansiedade. A verdade é que não existe um momento em que tudo estará perfeitamente sob controle!
Planejar uma gravidez não significa eliminar todas as incertezas. Significa reconhecer o que pode ser cuidado, tomar decisões informadas e entrar nessa nova fase com mais segurança.
Se você está pensando em engravidar, converse com seu ginecologista! A consulta pré-concepcional é o primeiro passo para uma gestação mais segura e para começar essa jornada com informação, acolhimento e tranquilidade.
Autoconhecimento é um ato de amor e cuidado.
Para outras matérias como essa, clique no link https://socialyte.com.br/categorias/noticia/saude-feminina/
Fique por dentro de tudo que acontece na nossa região. Clique Aqui e entre para nosso grupo exclusivo!





