
Até sábado, 24 de maio, público poderá conhecer iniciativas de valorização e profissionalização dos empreendimentos do setor, na região do Vale do Aço
Começou nesta quarta-feira (21/5) e segue até o próximo sábado (24/5), a Feiraço 2025 – Feira Comercial de Produtos e Serviços, que transforma o estacionamento do Estádio Ipatingão em um grande palco de negócios, inovação, cultura e entretenimento. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, além de lideranças empresariais e convidados do Vale do Aço.
O dirigente ressaltou o protagonismo do estado na criação de redes de colaboração e parceria entre as entidades dos mais diversos setores, para promover ações em benefício comum. “O Sebrae Minas é, hoje, o que mais entrega resultados, em todo Brasil, porque temos uma equipe que trabalha colaborativamente, com o propósito de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. A Feiraço também reflete esse espírito colaborativo, e o Sebrae veio para somar a esses esforços. Trouxemos para o evento iniciativas com foco em turismo e gastronomia que vem contribuindo fortemente para trazer mais desenvolvimento econômico e social para o Vale do Aço, que tem um peso importante para o estado”, frisa.
Na sequência da apresentação, os convidados da cerimônia se dirigiram ao estande do Sebrae Minas, onde o visitante terá a oportunidade de conhecer experiências, produtos locais com identidade própria e roteiros que valorizam as belezas naturais, a cultura regional e o empreendedorismo. Ainda durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae Minas apresentou, em primeira mão, o vídeo do roteiro turístico Ipatinga Rural, projeto que surgiu, em 2015, como iniciativa da Prefeitura, e conta com o apoio da entidade, desde 2020. “Esse vídeo mostra o que temos para oferecer na área rural de Ipatinga, e servirá como um grande promotor da cidade”, finaliza.
Turismo e gastronomia
Os quatro destinos turísticos implantados na região, por meio do projeto Turismo no Vale, são: os Roteiros Ipatinga Rural e Serra dos Cocais, e as Rotas do Mutum e Vales dos Tropeiros Cicloturismo. O objetivo do Sebrae Minas é divulgar os atrativos culturais e históricos da região, e valorizar os esforços dos empreendedores locais para tornar a experiência turística ainda mais agradável e única.
“A estruturação e profissionalização destas rotas e roteiros cria mais oportunidades para os pequenos negócios da região. Temos uma riqueza de atrativos, belas paisagens naturais e gastronomia forte, que permeiam uma diversidade de produtos, como queijos, geleias, embutidos, cachaças e até carne de lata. Nosso espaço será um convite para o público explorar as experiências turísticas do Vale do Aço”, afirma o analista da entidade Alessandro Challub.
No estande do Sebrae Minas ainda serão realizadas aulas show promovidas pelo programa Prepara Gastronomia, iniciativa que, desde 2023, oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação fora do lar, no Vale do Aço, com o objetivo de valorizar vocações e experiências gastronômicas. Durante as aulas show, chefes de cozinha vão compartilhar experiências e conhecimentos sobre sabores e técnicas culinárias, e ensinar a preparação de pratos com ingredientes típicos da região.
Feiraço 2025
Em sua quinta edição, a Feiraço se consolida como uma das principais vitrines multissetoriais do Vale do Aço, e tem o Sebrae Minas como um dos realizadores, juntamente com a Aciapi e CDL de Ipatinga. A entrada é gratuita, com a opção de doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida, recolhidos pelo projeto Gaia – Programa de Gestão de Avaliação e Impactos Ambientais do Sebrae Minas, e entregues ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.
Este ano, o evento reúne 140 expositores e 180 empresas, gerando oportunidades de negócios e conexões com diferentes públicos, além de uma experiência completa para visitantes e expositores, com praça de alimentação, espaço kids e apresentações artísticas. A última edição, realizada em 2024, atraiu cerca de 30 mil visitantes, e arrecadou 1,5 tonelada de alimentos para o Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares. A expectativa dos organizadores é que esta edição ultrapasse essas marcas.
Vale do empreendedorismo
De acordo com a Receita Federal, o Vale do Aço ultrapassa a marca de 60 mil empresas registradas em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Os pequenos negócios — incluindo microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) — representam uma esmagadora maioria, com destaque para os MEIs (53,9%), seguidos das MEs (32%) e EPPs (3,72%). Empresas de outros portes representam 10,27% do total.
Para o gerente Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, Fabrício César Fernandes, os dados demonstram a força dos pequenos negócios na economia local. “A Feiraço é a vitrine de oportunidades para os empreendimentos do Vale do Aço e a participação do Sebrae como realizador dessa iniciativa sinaliza a importância de incluir as pequenas empresas nesse ambiente de negócios”, diz.
Serviço
Feira Comercial de Produtos e Serviços – Feiraço 2025
Data: 21 a 24 de maio – quarta a sábado
Horário de funcionamento: 18h às 23h
Local: Estacionamento do Estádio Municipal João Lamego Netto Ipatingão (Av. Roberto Burle Marx – Parque Ipanema, Ipatinga)
Entrada gratuita (doação opcional de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida)