FEIRA DO LIVRO COMEÇA NESSA TERÇA

Image_not_found
  • Data

    11/06/2019

Com patrocínio da Usiminas, maior evento literário do Leste mineiro traz atrações culturais de 11 a 16 de junho e já supera 25% de agendamento de escolas para a programação

 

A 12ª edição do Salão do Livro Vale do Aço abre suas portas na próxima terça-feira (11/06), às 18h, no Centro Cultural Usiminas. O evento literário de grande representatividade no Leste mineiro vai até domingo (16/06) e discute o tema “sublimação”. Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas, o evento traz espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contações de histórias, exposições, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, Cineminha Literário, Biblioteca Volante do Sesc em Minas, além da tradicional Feira do Livro. Todas as atividades são gratuitas e as informações completas sobre as atividades estão disponíveis no www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

 

Para a produtora executiva do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, essa edição está ainda mais especial. “O nosso desafio é sempre fazer um salão diferente, levar cultura, arte e livros para mais pessoas. Nossa motivação está em alcançar esse público que não tem fácil acesso à cultura. A cada ano, conseguimos mais adesão das escolas. Em 2019, já alcançamos 25% de agendamentos de escolas para nossa programação além da edição anterior. Isso enche nosso coração de alegria. A cada edição, alcançamos mais cidades do entorno de Ipatinga, mais zonas rurais. Nossa motivação está em alcançar municípios que não têm acesso à cultura e fazer parte de um gráfico de leitores que ano a ano aumenta”, detalha Cibele.

 

Noite de abertura

A primeira atração do evento literário será a intervenção artística urbana “O que fica?”, da artista e pesquisadora Denise Maria, no dia 11/6 (terça-feira), às 18h, no Jardim Literário do Centro Cultural Usiminas. A performance irá propor uma reflexão sobre diversas formas de violência contra mulheres e vulneráveis, além de questões relacionadas ao bullying e ao assédio moral. A intervenção é aberta ao público.

 

Ainda no dia 11 de junho, às 19h, a abertura solene do 12º Salão do Livro Vale do Aço será no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a participação de representantes da Usiminas, Instituto Usiminas, Câmara Mineira do Livro, Sesc em Minas Gerais e demais apoiadores, seguida do espetáculo "Mundo ao avesso" , de João Carlos Cardoso, do Grupo Casa Laboratório, que leva ao palco instituições de amparo a pessoas com Síndrome de Down e reúne dança, música e teatro. Entrada gratuita.

 

Ao fim da solenidade, as exposições que integram a programação permanente do 12º Salão do Livro estarão abertas à visitação. O fotógrafo Wellington Silveira lança a exposição “Entre Linhas” durante o momento “Alinhavando conversas com recuperandos da Apac”, a partir das 20h, na Galeria Hideo Kobayashi. Também serão abertas à visitação as exposições de fotografia e no “Reino das Diferenças”, ambas do Projeto Tina Descolada; além da “Brinquedoteca Colaborativa”, composta também pelo projeto Tina Descolada juntamente com o Instituto Ideias e a Ciranda de Soli. 

 

Feira do Livro

A novidade deste ano é que a Feira do Livro será dividida em 2 ambientes: na Galeria Hideo Kobayashi e no Jardim Literário, localizada no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. Em dois espaços amplos, estarão 24 estandes com as principais editoras e distribuidoras do estado de Minas Gerais e do país, com diversidade de títulos literários. Vales-livros serão sorteados durante a grade de programação cultural a todos os participantes e deverão ser trocados entre os dias 12 e 15 de junho (de quarta-feira a sábado), somente na Feira do Livro. A venda ou troca por terceiros dos vales-livros é proibida.

 

FONTE: Divulgação